A Câmara de Vila Real de Santo António volta a atribuir, de forma gratuita, livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho no ano lectivo 2016-2017.
Conforme explica em nota de imprensa, a autarquia elegeu “a educação como uma das prioridades máximas”.
Para Conceição Cabrita, vice-presidente da câmara vila-realense, “estes apoios representam um investimento superior a 65 mil euros e irão beneficiar perto de um milhar de alunos”.
Adicionalmente, a autarquia vai fornecer gratuitamente livros de fichas de trabalho a todos os estudantes do primeiro ciclo, superando largamente a oferta prevista em orçamento do Estado, que apenas prevê a atribuição de manuais ao 1º ano do primeiro ciclo.
Assim, além da oferta dos livros escolares no 2º, 3º e 4º anos, serão doados pela edilidade vila-realense kits de material escolar para cada uma das 50 salas do ensino pré-escolar (material a ser utilizado colectivamente) do primeiro ciclo do concelho.
“Desta forma, estamos a ajudar as famílias a superar as dificuldades financeiras sentidas no início do ano lectivo e a prosseguir uma estratégia que proporciona a todas as crianças as mesmas condições no acesso à educação e à formação”, prossegue Conceição Cabrita, também responsável pelo pelouro da educação e juventude.
A somar a estes auxílios, será ainda atribuído, aos alunos abrangidos pelo 1º e 2º escalões da acção social escolar, apoio para a aquisição de material.
A forma, prazos de atribuição e recolha dos manuais escolares serão divulgados durante a próxima semana. Todas as informações estarão disponíveis no portal autárquico vila-realense, em www.cm-vrsa.pt.