Está no ar, on-line desde o início do mês, e chama-se Geração VRSA TV. O novo canal do YouTube criado pela autarquia de Vila Real de Santo António pretende de uma assentada dar a conhecer o muito que pelo concelho vila-realense se desenvolve em prol da juventude e o muito que os jovens locais fazem em termos de iniciativas.
Para já são três programas semanais que rotativos percorrem áreas tão diversas como a entrevista e a cultura, passando por uma agenda de actividades e pela divulgação generalista, bem como, por matérias ligadas ao mercado de trabalho e aos casos de sucesso.
Público-alvo do novo canal
Com baterias apontadas para os jovens entre os 15 e os 25 anos, o público-alvo deste canal único no Algarve, a verdade é que o sucesso está a superar a barreira das idades.
Ao postal a vereadora responsável, na autarquia dirigida por Luís Gomes, pela pasta da Juventude, refere uma “adesão notável de pessoas que não estavam à partida dentro do público-tipo deste canal e que mostram muito interesse sobre os programas que já estão disponíveis na internet”.
Para descobrir todos os segredos deste canal basta clicar (VER AQUI), e eis o Geração VRSA TV com vários programas, entre os quais, ‘Missão Cumprida’, que aborda percursos de sucesso de jovens vila-realenses, e ‘Voluntários’, que se debruça sobre as temáticas do voluntariado.
Mas ali também estão o ‘Bloco de Notas’, com um forte pendor informativo local, o ‘Lab Work’ destinado a dar a conhecer o mundo do trabalho ou o ‘Lyfestyle’, mais virado para a moda e o universo trendy juvenil.
Ideia de um estagiário da UAlg
A ideia original, esclarece a vereadora Conceição Cabrita, “foi de um estagiário do curso de Comunicação e Marketing da Universidade do Algarve (UAlg), que desenvolveu connosco o estágio curricular”. A autarca diz que o projecto “teve acolhimento imediato da autarquia e que a forma como está a ser desenvolvido, apesar de recursos muito rudimentares, mostra bem a capacidade de Tiago Monteiro e dos jovens de Vila Real para darem corpo às suas ideias”.
“Havia a necessidade de dar maior visibilidade ao que se passa no campo da juventude no concelho e esta foi uma resposta adequada para essa questão, a criação de um canal com programas feitos por jovens para jovens numa plataforma a que os jovens acedem frequentemente, o YouTube”, diz a vereadora.
Agora já sabe, se quiser saber tudo sobre a força e a alma da juventude de Vila Real, dê uma espreitadela ao VRSA Juventude TV, porque nada melhor do que os jovens para falarem de si mesmos.