Era uma escola primária e passa agora a estar dedicada ao culto religioso, fruto de um protocolo, celebrado em 2013, entre a Câmara Municipal e a Fábrica da Igreja da Freguesia de Budens, onde ficou definido que o edifício se destinaria à instalação do Centro de Culto da Igreja Católica na Salema.
A obra foi inaugurada pelo presidente da Câmara local, Adelino Soares, e pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, num acto que contou com a presença da população da Salema, que se deslocou ao local para assistir à bênção da Capela, um projecto que – segundo a autarquia – “fazia parte dos sonhos da comunidade local há muitos anos”.
Para Adelino Soares esta é “uma obra que há mais de um século era desejada por grande parte da população da Salema”.
“Muitas foram as comissões de festas, que trabalharam para que esta obra fosse uma realidade. Infelizmente, muitos já não estão entre nós, para assistir a este marco importante na História da Salema e de todo o concelho de Vila do Bispo”, recordou o autarca na sua intervenção, destacando que “com este acto solene, prestamos uma justa homenagem, a todos, os que, de forma directa ou indirecta, contribuíram para que este sonho se tornasse uma realidade”.