Vila do Bispo marcou presença no 5.º Salão do Imobiliário e do Turismo Português que teve lugar no Parque de Exposições de Paris – Porte de Versailles, entre sexta-feira passada e domingo.
O certame realizou-se num pavilhão com 6000 m2 de área de exposição, onde a Câmara de Vila do Bispo apresentou um espaço de divulgação que seguiu a linha de imagem, o discurso expositivo e os conteúdos estrategicamente desenvolvidos em recentes iniciativas similares (BTN 2015, BTL 2015 e 2016, BOOT Düsseldorf 2016 e Europatag Düsseldorf 2016).
Os três representantes de Vila do Bispo contactaram cerca de 2.100 pessoas, “uma estimativa obtida com base no material de divulgação entregue: guias turísticos, folhetos de alojamento, restauração e animação turística, guias e mapas da Rota Vicentina e da Via Algarviana e diversos livros sobre a história natural e cultural do território concelhio de Vila do Bispo. Além deste material, foram oferecidas canetas, balões e a prova de queijo de figo produzido em Vila do Bispo”, explica a autarquia vilabispense em nota de imprensa.
Na edição de 2015 esta feira contou com 180 entidades expositoras, entre empresas, associações profissionais e regionais e municípios, todas dedicadas à promoção de Portugal. Entre os 16 mil visitantes registados em 2015, 12 mil eram “luso-franceses”, sendo os restantes cidadãos franceses e pontuais empresários de outras nacionalidades. Relativamente aos números oficiais da organização, de 2016, estes ainda não foram disponibilizados.
“Podemos afirmar que o saldo da nossa participação no 5.º Salão do Imobiliário e do Turismo Português foi bastante positivo, sobretudo como 1.ª experiência em território francófono, que, como se sabe, tem vindo a manifestar um crescente interesse por Portugal, em alternativa aos tradicionais países da orla sul do Mediterrânico”, afirma a autarquia.
Esta acção de divulgação internacional surgiu na sequência da visita realizada pelo presidente da Câmara Adelino Soares à sede da Câmara de Comércio e de Industria Franco-Portuguesa (CCIFP), integrado numa comitiva de representação da Direcção-Geral das Autarquias Locais no âmbito de uma viagem realizada à região parisiense a convite do Ministério Francês do Interior.