O incidente ocorreu perto das 04h00 (03h00 em Lisboa) no festival Medusa Circus of Madness, na praia de Cullera, a cerca de 50 quilómetros a sul de Valência. “Às 04h18, uma parte do palco do festival Medusa caiu em Cullera devido a uma forte rajada de vento”, anunciaram os serviços de emergência na rede social Twitter.
“Uma pessoa morreu e três ficaram gravemente feridas, com ferimentos múltiplos”, acrescentaram, precisando que outras 14 pessoas sofreram ferimentos ligeiros. As autoridades de saúde elevaram depois o balanço para 40 feridos.
Segundo a agência espanhola Europa Press, a vítima mortal é um jovem de 28 anos, que morreu após ser atingido por partes do cenário que caíram.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram como o vento forte abanava as árvores e inclinava grandes estruturas perigosamente, enquanto detritos voavam por todo o lado e as pessoas se agarravam às suas tendas.
O serviço meteorológico espanhol AEMET disse que a costa valenciana foi atingida esta noite por várias “rajadas quentes descendentes”, um fenómeno meteorológico em que uma poderosa corrente de ar quente descendente atinge a terra e se propaga em todas as direções.
O festival de música eletrónica, que começou na sexta-feira e em que participavam cerca de 320.000 pessoas, foi evacuado por segurança e a sua atividade “suspensa temporariamente”, embora se mantenha aberta a zona de acampamento. Não há informação se será adiado ou cancelado.
Num comunicado divulgado nas redes sociais, a organização do evento afirma estar “completamente desolados e consternados com o que acontece na passada madrugadas”.
“Às 04:00 [hora local, 03:00 em Lisboa], um inesperado e violento vendaval assolou certas zonas do festival obrigando a direção a tomar uma decisão imediata de evacuar a área dos concertos para garantir a segurança dos assistentes, trabalhadores e artistas no Medusa Festival”, avança a organização.