Depois de não se ter realizado em 2020 devido à covid-19, a Feira de Santa está de volta ao Largo de São Francisco, em Faro, entre 15 e 24 de outubro, organizada pela Ambifaro.
Trata-se de uma das maiores e mais antigas feiras do Algarve que traz à capital algarvia exposições, stands institucionais, diversões, tasquinhas, artesanato, frutos secos, farturas, algodão doce e as bancas de venda com vários produtos.
É hoje um pólo de animação muito aguardado por visitantes nacionais e estrangeiros e constitui um cartão-de-visita de excelência numa altura em que muitos locais perderam a tradição das feiras.
Com vários séculos de história, trata-se de uma das mais antigas e tradicionais feiras da região. Embora não seja possível precisar com exatidão o ano da sua origem, existem manuscritos que reportam ao ano de 1596, altura em que o rei D. Filipe I lhe atribuiu a franquia – feira franca.
A Feira de Santa Iria, cujo nome se deve à coincidência do calendário com o dia desta Santa, sempre foi uma oportunidade de negócio e de contacto com diferentes culturas e novidades.