Pelo menos quatro crianças e dois adultos ficaram feridos nesta quinta-feira num ataque com faca num parque perto do Lago Annecy, nos Alpes franceses. Inicialmente, as autoridades indicaram que oito crianças tinham ficado feridas, mas o número foi retificado.
Segundo as autoridades francesas, as crianças envolvidas têm até três anos de idade e ficaram gravemente feridas, duas delas correm perigo de vida.
O ministro do Interior, Gerald Darmanin, informou através do Twitter que o autor do ataque “foi detido graças à rápida reação das forças de segurança”.
De acordo com a BFM TV, o suspeito do ataque, com cerca de 30 anos de idade, é de nacionalidade síria e requente de asilo. Chegou a França em novembro do ano passado, via Suécia.
Na rede social Twitter foi partilhado um vídeo onde é possível ver o atacante a correr.
Um suspeito preso
O homem suspeito de ter realizado este ataque foi detido pela polícia, anunciou o ministro do Interior, Gérald Darmanin, no Twitter. Darmanin diz que a “Nação está em choque”.
Muitas figuras políticas denunciam o “horror” do ataque
As reações de figuras políticas no Twitter são de indignação. A chefe dos deputados RN Marine Le Pen dirige seus “pensamentos” às vítimas e seus entes queridos.
“Como podemos atacar crianças? Não há palavras para descrever tamanho horror…”, afirma o secretário nacional do PCF, Fabien Roussel.
“Obrigado às forças de intervenção e resgate”, escreve o deputado da LFI, François Ruffin.
Emmanuel Macron “acompanha a situação”
Emmanuel Macron “claro que segue a situação”, diz o Elysée à BFMTV.
A Primeira-Ministra, Elisabeth Borne, e o Ministro do Interior, Gérald Darmanin, deslocar-se-ão durante o dia.
Emmanuel Macron denuncia um “ataque de covardia absoluta”
Emmanuel Macron denuncia em um tweet “um ataque de covardia absoluta”.
“Crianças e adultos estão entre a vida e a morte. A Nação está em estado de choque. Nossos pensamentos estão com eles, suas famílias e os serviços de resgate mobilizados”, escreve também.
Eric Ciotti compartilha sua “tremenda emoção”
O presidente dos republicanos, Eric Ciottin, declara sua “enorme emoção” e sua “grande raiva” após os acontecimentos desta manhã em Annecy.
“Todo o meu apoio às famílias e às vítimas”, disse ainda.