A inauguração da Variante Norte a Faro foi cancelada por decisão conjunta dos gabinetes do ministro da Economia, do secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, da autarquia de Faro e do presidente do Conselho de Administração Executivo da Infra-estruturas de Portugal.
A informação, avançada em primeira mão ao Postal por fonte ligada ao processo de preparação da inauguração da nova via, teve por base “o acidente que hoje pela manhã causou três vítimas mortais na zona da Patã”.
A mesma fonte adianta que “face à gravidade e consequências deste acidente e por respeito com as vítimas e os seus familiares entendeu-se que não seria este o melhor momento para realizar uma inauguração pública da variante”. Não obstante, a Variante Norte a Faro, acrescenta a fonte contactada pelo Postal, “abre ao tráfego hoje, conforme estava previsto, cerca das 19 horas”.
Recorde-se que na cerimónia de inauguração da via deveriam estar presentes o ministro da Economia, Pires de Lima, o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, o presidente da Câmara de FAro, Rogério Bacalhau, e António Ramalho, presidente do Conselho de Administração Executivo da Infra-estruturas de Portugal, entre outras individualidades.
O acidente que motivou o cancelamento da cerimónia causou três vítimas mortais, dois rapazes e uma rapariga, de entre os 19 e os 24 anos de idade, e um ferido, resultado de um choque frontal entre um veículo ligeiro de passageiros e uma carrinha de mercadorias.