A nova Variante do Troto à EN 125 já está aberta ao trânsito, ligando o Estádio Algarve às Quatro Estradas de Loulé. O POSTAL noticiou em primeira mão a abertura desta nova ligação, numa informação recolhida há cerca de duas semanas junto de fonte ligada à Infraestruturas de Portugal.
Inaugurada esta tarde a nova ligação desvia o trânsito da antiga variante a Almancil e da passagem por São Lourenço e por São João da Venda para o trânsito que circula entre Faro e Quarteira / Vilamoura e vice-versa.
A nova ligação com uma extensão cerca de 2,7 quilómetros é a última variante das que se encontravam em construção a ser inaugurada dentro da concessão de requalificação da EN 125 entregue pela Infraestruturas de Portugal à Rotas do Algarve Litoral.
Quase em linha recta entre o Estádio Algarve e as Quatro Estradas de Loulé, a nova variante do Troto foi construída a norte de Almancil e São Lourenço e inclui uma passagem desnivelada no cruzamento com a linha de caminho-de-ferro, além de passagens desniveladas no cruzamento com estradas e caminhos municipais e rurais.
Como se vai processar o tráfego automóvel a partir de agora
Com uma faixa de trânsito em cada sentido a via tem velocidade limitada a 90 quilómetros/hora e liga-se com a EN 125 na zona noroeste de Almancil, assim o trânsito oriundo da EN 125 das Quatro Estradas em direcção a Faro e ao Sotavento passa a passar por baixo da variante a Almancil entrando na nova variante do Troto para seguir até ao Estádio do Algarve.
Os veículos destinados a Almancil Leste, Troto e São Lourenço, bem como a São João da Venda continuam a aceder à variante a Almancil para chegarem aos seus destinos.
À chegada ao nó do Estádio Algarve desta variante os carros oriundos das Quatro Estradas de Loulé e destinados a Faro e ao Sotavento têm uma saída directa para a EN 125 troço Loulé – Faro.
Quem tenha como destino Loulé terá de utilizar um ‘duplo nó’ para seguir viagem. Neste caso chegados ao nó de Estádio Algarve da variante do Troto devem os condutores sair em direcção a Faro e utilizar imediatamente a seguir o nó do Estádio Algarve (antigo) para inverterem o sentido de marcha de forma a seguirem para Loulé.
No sentido Faro / Quatro-Estradas de Loulé, o trânsito oriundo de Faro pode entrar na variante num acesso directo antes do nó de acesso à A22. Já o trânsito oriundo de Loulé terá de recorrer ao nó do Estádio Algarve (antigo) para inverter o sentido de marcha e só então poderá entrar na variante do Troto da mesma forma que os carros vindos de Faro.
As vantagens da variante e os custos para o comércio local
A nova variante do Troto não encurta a distância percorrida para o percurso equivalente na actual EN 125, mas não tem cruzamentos, semáforos, zonas de velocidade reduzida ou passadeiras, nem construções à beira da estrada, o que permite que a velocidade média dos veículos seja muito superior à que se consegue actualmente praticar na variante a Almancil e no troço da EN 125 entre São lourenço e São João da Venda.
A nova via retira ao trânsito o confronto com as dificuldades de atravessamento das zonas de São Lourenço, Troto e São João da Venda, onde a EN 125 se cruza com áreas muito complicadas e de tráfego denso devido aos inúmeros estabelecimentos comerciais existentes junto à estrada.
Já os comerciantes destas zonas deverão perder a parte de leão dos seus clientes de passagem já que estas alterações de trânsito terão elevado efeito potencial no trânsito da actual EN 125.