A Circular de Olhão, uma das obras incluídas no Plano de Recuperação e Resilência, que será levada a cabo pela IP, irá ligar a EN125, na zona do restaurante Barretão, à rotunda da saída de Olhão para a A22.
“Depois de se conseguir a aprovação do traçado com avaliação de impacto ambiental positiva, de garantirmos o financiamento no PRR (bazuca) uma vitória do trabalho, da nossa diplomacia e influência junto do Governo, foi ajudicado o projeto de execução”, anuncia António Miguel Pina que prevê que “no segundo semestre de 2022 a obra seja posta a concurso e comece ainda em 2022. Este é um compromisso que possa assumir, desta vez já ninguem nos tira a tão desejada Variante”.
Para o presidente da autarquia olhanense, “o traçado apresenta em boa parte 4 faixas garantindo o acesso às habilitações de forma segura”.
O trajeto far-se-á a norte da EN125 a partir daí, ocupando sobretudo terrenos baldios, o que permitrá libertar a cidade da poluição, insegurança e congestionamento provocados por milhares de carros que atravessam diariamente a Av. D. João VI (antiga EN125) rumo a outras cidades do sotavento algarvio.
A nova infraestrutura terá um percurso com cerca de seis quilómetros e incluirá seis rotundas, de acordo com o projeto agora apresentado e que surge após a declaração de impacte ambiental favorável (em 2019).
A Circular não terá acessos diretos às propriedades existentes na zona, fazendo-se essas ligações através da construção de vias coletoras paralelas, que existirão sempre que se justifique, assim como pelos caminhos já existentes.
Seguir-se-á o projeto de execução para posterior lançamento do concurso de execução da empreitada.
Na passada semana, um representantes da Infraestruturas de Portugal e da empresa que está a desenvolver o projeto da Circular de Olhão, apresentaram ao executivo autárquico, a proposta de traçado final do projeto de execução da obra.
O momento serviu também para visitar alguns dos locais onde está prevista a passagem da via.