A startup dinamarquesa Too good to go, que entrou no mercado nacional a em finais de outubro de 2019, já ajudou a salvar 100.000 refeições de irem para o lixo, o que equivale a 250.000 quilos de CO2e que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições fossem desperdiçadas – o equivalente a 655 voos de Lisboa-Londres.
A aplicação, num universo de 15 países, já conta com uma comunidade de 23 milhões de utilizadores, mais de 50 mil estabelecimentos que juntos já salvaram cerca de 43 milhões de refeições o que equivale a mais de 107 mil toneladas de CO2e.
A Too Good To Go, em Portugal, também já se apresenta como “uma solução recorrente quando se fala em combate ao desperdício alimentar, assumindo-se também como uma empresa que se foca na solução e não no problema, possibilitando a um marketplace online a oportunidade de revenda e compra de alimentos em perfeitas condições de consumo, que não foram vendidos ou canalizados para outros fins, durante uma janela de oportunidade pré-estabelecida, que se torna agora um pouco mais alargada, permitindo uma segunda oportunidade a alimentos e produtos alimentares que de outra forma seriam desperdiçados”, explica a empresa em comunicado.
A aplicação está disponível na região metropolitana de Lisboa, Porto, e no Algarve e mais recentemente nas cidades de Braga e Coimbra.
Mas o consumidor tem também um papel crucial neste processo e foi a sua aderência ao conceito que possibilitou que já fossem salvas 100.000 refeições. Tudo começa com o conceito da Magic Box. O processo para salvar as Magic Boxes, na aplicação, é muito simples e rápido. Basta descarregar a aplicação Too Good To Go, que está disponível de forma gratuita para IOS e Android. De seguida, ver quais os estabelecimentos disponíveis, escolher, seleccionar o número de Magic Boxes que pretende salvar – que varia de estabelecimento para estabelecimento – e recolher. O utilizador deve dirigir-se ao local para efectuar a recolha. O pagamento é feito através da aplicação, e o recibo é gerado na altura da recolha, no local e horário estabelecido e indicado na aplicação, pelo próprio estabelecimento.
“Estamos muito confiantes na recepção dos portugueses a esta solução. Graças a pequenos actos individuais estamos a contribuir para um esforço colectivo que vai certamente fazer a diferença. Estamos a ganhar um novo respeito pelos alimentos. O impacto positivo é real e esta é a melhor prova de que juntos podemos fazer a diferença na luta contra o desperdício alimentar”, afirma Madalena Rugeroni, country manager da Too Good To Go em Portugal.