Nos dias de hoje, cada vez é mais comum as pessoas recorrerem ao seu telemóvel para consultar a conta bancária e fazer operações. Para além de ser mais prático, visto que uma transferência bancária ou uma consulta de extrato está à distância de um clique, ao fazer todas estas operações no telemóvel está a reduzir o número de deslocações ao banco e a evitar filas de esfera, o que implicava muito tempo perdido.
Agora com o telemóvel por perto para consultar todos os seus dados bancários, assim como para fazer operações, tudo fica mais fácil, mas há alguns cuidados a ter para proteger o seu dinheiro. Se o seu telemóvel for roubado ou se o perder, caso não tenha tomado as devidas precauções, poderá estar a colocar o seu dinheiro em risco.
Quem o avisa é o Banco de Portugal, que, citado pela Marketeer, aconselha que os utilizadores dificultem o acesso aos seus telemóveis, definindo uma sequência de bloqueio de ecrã, alterando-a com regularidade. Se o telemóvel permitir, pode também utilizar um método de bloqueio biométrico. A mesma fonte adianta que não deverá dar permissão para que o seu email, redes sociais e aplicações se iniciem automaticamente, sob pena de outra pessoa poder invadir a sua privacidade.
Um outro conselho passa por criar passwords complexas, assim como utilizar senhas diferentes para contas diferentes. É que se usar a mesma senha para todas as contas que criou no seu telemóvel, uma vez descoberta a password, aqueles que se apoderaram do seu telemóvel irão conseguir o acesso a todas as suas contas.
Por fim, para manter o seu dinheiro a salvo, atualize regularmente as aplicações que protegem o seu telemóvel, não se ligue a redes de Wi-Fi públicas ou desconhecidas, não clique em links ou faça downloads de fontes desconhecidas, e instale apenas apps fidedignas de fontes fidedignas.
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