A Universidade do Algarve alcançou uma subida no ranking mundial das universidades. Os resultados da Times Higher Education (THE) na edição 2024 dos World University Rankings confirmam a ascensão da UAlg.
Entre as 15 instituições de Ensino Superior portuguesas participantes, a Universidade do Algarve obteve a mais alta pontuação no indicador que avalia a projeção internacional.
Este é o sétimo ano consecutivo em que a UAlg integra este conceituado ranking global de universidades, que agora alcança a sua 20ª edição. A universidade subiu para o grupo 801-1000, após ter pertencido anteriormente ao grupo 1001-1200.
A nível mundial, o ponto forte da Universidade do Algarve continua a ser a sua projeção internacional, alcançando a posição 457 entre as 1904 instituições avaliadas, representando 108 países.
Esta edição do ranking também destaca melhorias significativas na UAlg em três das cinco áreas avaliadas: enquadramento da investigação, qualidade da investigação e transferência do conhecimento.
De realçar que esta edição do ranking incorporou 105 instituições adicionais em comparação com o ano anterior, com 769 delas a serem consideradas repórteres, devido à não conformidade com os critérios de elegibilidade para atribuição de uma posição no ranking.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.
Leia também: Professor da UAlg Saúl Neves de Jesus recebeu “Prémio Carreira Sul 2023” [vídeo]