A Universidade do Algarve promove, pelo quinto ano consecutivo, o Prémio Carreira Alumni. Este ano a premiada é Sílvia Socorro, licenciada em Biologia Marinha e Pescas. Também Paulo Serra, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses, vai receber uma menção honrosa. A cerimónia realizar-se-á por videoconferência no dia 5 de fevereiro, às 18:00.
Através do Prémio Carreira Alumni a UAlg homenageia e distingue os alumni cuja carreira profissional apresenta relevância em diferentes domínios, contribuindo para o reconhecimento da qualidade de ensino da instituição.
Quem é Sílvia Socorro
Na Universidade do Algarve concluiu a licenciatura em Biologia Marinha e Pescas em 1994. Terminou o mestrado em Aquacultura em 1997 e o doutoramento em Biologia, especialidade em Biologia Molecular em 2001.
Realizou um pós-doutoramento em Biologia Molecular no Ottawa Health Research Institute do Ottawa Hospital, no Canadá, entre 2000 e 2001, e entre 2001 e 2002 concluiu um pós-doutoramento em Biologia Molecular realizado no Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.
Em 2013 obteve a Agregação em Biomedicina na Universidade da Beira Interior.
É diretora de curso do doutoramento em Biomedicina e professora catedrática do Departamento de Ciências Médicas na Universidade da Beira Interior, e coordenadora Científica do Centro de Investigação em Ciências da Saúde.
Lidera um grupo de investigação cujos interesses se centram fundamentalmente no estudo das alterações hormonais e metabólicas associadas à infertilidade masculina e ao cancro. Ao longo dos anos, a sua atividade de investigação contribuiu para a caracterização das ações fisiológicas das hormonas esteroides sexuais nos tecidos reprodutivos, nomeadamente testículo e próstata. Foram identificadas novas proteínas com um papel relevante no controle da sobrevivência e morte celular, e com impacto na produção de gâmetas masculinos e desenvolvimento de tumores. O trabalho da sua equipa de investigação tem vindo ainda a demonstrar a ação dos esteroides no controle do metabolismo energético, e de que modo estas alterações se relacionam com a agressividade do cancro da próstata. Foram identificados um conjunto de alvos moleculares com potenciais aplicações terapêuticas baseadas na atividade hormonal ou regulação do metabolismo.
Quem é Paulo Serra
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses em 2002.
Terminou o mestrado em Literatura, especialização em Literatura Comparada em 2006 e em 2013 completou o doutoramento em Literatura, especialização em Literatura Comparada.
As suas funções no exterior têm tido como motivo primordial o ensino e a divulgação da Língua Portuguesa. Atualmente, exerce funções de Agente de Cooperação, como perito em Timor-Leste, no Projeto FOCO.UNTL (com protocolo de cooperação entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., através do Centro de Língua Portuguesa de Díli, com a Universidade de Timor-Leste (UNTL).
O seu percurso internacional iniciou em 2013, com a docência de língua portuguesa na Polónia, tendo posteriormente assumido a direção do departamento de Português na Universidade do Botsuana, em Gaborone. Em 2017 exerceu as funções de coordenação do Camões – Centro Cultural Português, Pólo da Beira, onde para além da docência, promoveu e organizou eventos culturais.
Paulo Serra é colaborador do caderno de artes Cultura.Sul, que é distribuído com o jornal regional Postal do Algarve e com o Expresso em toda a região do Algarve.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.
Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do sul do país adquira um estatuto central e internacional.