O quarto e último apoio extraordinário destinado às famílias vulneráveis, no valor de 90 euros, será pago esta segunda-feira, dia 20 de novembro, encerrando assim o programa de apoio deste ano. Esta medida beneficia mais de um milhão de famílias, totalizando uma verba global de 90 milhões de euros.
Este apoio é distribuído de forma trimestral, o equivalente a 30 euros por mês, e ao longo do ano cada agregado familiar recebe um total de 90 euros em quatro pagamentos, como nos conta o Notícias ao Minuto. Os pagamentos anteriores ocorreram em 19 de abril (com retroativos), 19 de junho e 18 de agosto.
É crucial que os beneficiários assegurem que têm o IBAN atualizado junto da Segurança Social para garantir o recebimento deste apoio. Para atualizar ou registar o IBAN, os beneficiários devem seguir estes passos simples:
- Acesse a Segurança Social Direta.
- Navegue até ao menu “Perfil” e escolha “Conta Bancária”.
- Registe ou atualize o IBAN conforme necessário.
Este apoio visa proporcionar um auxílio financeiro direto a famílias vulneráveis, sendo fundamental manter os dados bancários atualizados para garantir a eficácia deste processo. Com o pagamento do último ‘cheque’ de 90 euros, encerra-se este ciclo de apoio extraordinário, refletindo o compromisso do governo em enfrentar os desafios económicos decorrentes da pandemia.
De recordar que em causa está um apoio que “chega a mais de um milhão de famílias por transferência bancária, num montante global de 90 milhões de euros. Cada agregado recebe 30 euros por mês, pagos de forma trimestral (90€) ao longo do ano”.
O governo emitiu um comunicado a meados de agosto onde se lia, “o primeiro pagamento foi feito a 19 de abril, com retroativos, o segundo a 19 de junho, o terceiro é libertado esta sexta-feira [dia 18 de agosto] e o quarto e último apoio chegará em novembro”.
Leia também: Quer mudar de carreira? Conheça empregos bem remunerados sem curso superior