Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos CM Albufeira | DR
Algarve, Cultura, Economia, Vida & Lazer

Há mercadinhos e presépios de Natal em todas as freguesias de Albufeira

Visitantes encontram vários mercadinhos de Natal, onde podem adquirir peças genuínas de artesanato, doces tradicionais e muito mais

19:13 28 Novembro, 2024 12:48 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Natal “está à porta”, e como é tradição nesta época do ano, o Município de Albufeira juntamente com as freguesias do concelho organizam vários mercadinhos de Natal para que residentes e turistas tenham a oportunidade de adquirir peças genuínas de artesanato e doces tradicionais de Natal para oferecerem a familiares e aos amigos.

Esta é uma altura do ano em que os artesãos de Albufeira mostram os seus melhores trabalhos alusivos à época, com vista a captarem a atenção dos visitantes e a serem adquiridos para enfeitar os presépios ou árvores de Natal das famílias.

O Mercado de Natal da Guia realizou-se no penúltimo fim de semana de novembro, nos dias 23 e 24, para que com a devida antecedência se pudessem adquirir os presentes artesanais para colocar no “sapatinho” na noite de Consoada.

O Mercadinho de Natal de Ferreiras vai estar no Parque de Estacionamento do Estádio da Nora, nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14:00 às 20:00. Trata-se um mercado cheio de cor e alegria, onde não faltam diversas sugestões para ofertas de Natal ou para decorar a casa e a mesa, pois as iguarias são rainhas neste Mercadinho. Há tendas de artesanato, teatro, magia, doçaria tradicional, animação e muita música.

Mercadinho de Natal de Albufeira e Olhos de Água. Nos dias 21 e 22 de dezembro, das 14:00 às 20:00, o EMA – Espaço Multiusos de Albufeira volta a acolher mais um mercadinho de Natal. Numa organização da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, com o apoio do Município de Albufeira, o EMA vai encher-se de bancas com muitas as iguarias que falam dos deliciosos cheiros e sabores desta quadra.

Entre a diversificada oferta gastronómica é possível encontrar deliciosas azevias, coscorões, rabanadas, bolos e doces confecionados à base de mel, frutos secos e gila, bem como os vinhos e licores que não podem faltar à mesa de Natal. Além da doçaria também se pode adquirir decorações de Natal e alguns presentes para oferecer à família e aos amigos – peças originais produzidas por dezenas de artesãos da região. A par de tudo isto, a animação também vai estar presente.

Montar o presépio é uma tradição entre as famílias católicas, um gesto que serve para contar a história bíblica do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal. O presépio deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro.

Na freguesia da Guia, até 6 de janeiro, pode-se visitar o Presépio de Rua composto por um conjunto de figuras de grandes dimensões que representam diversas cenas históricas associadas ao nascimento de Jesus: a Anunciação do Anjo a Maria, a Natividade, personagens como o Rei Herodes e os Reis Magos, entre outras figuras que costumam povoar os presépios de Natal.

Da autoria da escultora Toin Adams, artista britânica residente no Algarve há mais de uma década, esta mostra compreende 30 figuras localizadas numa extensão considerável entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz.

Na zona da cidade, Natal que é Natal não se faz sem a tradicional visita das famílias ao grande Presépio dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, em exibição no parque de viaturas do Quartel a partir de 6 de dezembro, entre as 9:00 e as 23:00. Trata-se de uma recriação do Presépio em tamanho pequeno, mas numa grande extensão de espaço, com algumas figuras em movimento, o que faz as delícias de miúdos e graúdos. Recriando o Nascimento de Jesus, o Presépio conta com mais de duas mil figuras, engenhos de água e diversas estruturas que nos fazem viajar até Belém, retratando a Natividade devidamente enquadrada com extensas paisagens, tradições, ofícios e personagens históricas da época.

Também a aldeia de Paderne volta a brindar-nos com o Presépio do Agrupamento de Escutas 1009 de Paderne, instalado em frente à Igreja Paroquial, a partir de 9 de dezembro, das 10:00 às 19:00. Este ano, o Presépio inaugura-se no dia a seguir ao Dia de Nossa Senhora da Conceição: “deitam-se os trigos”, ou seja, pequenas sementes de trigo, milho, centeio ou alpista que são colocadas em pequenos pires de louça ou de barro para formar as searinhas, que enfeitarão os presépios, também eles diferentes dos habitualmente feitos noutras regiões do país. Este é um presépio algarvio que conserva as suas raízes medievais. Assim, o cenário não é a gruta de Belém, mas sim um trono ou escadaria, com o menino Jesus em pé, no alto, assumindo-se como o Salvador do mundo e do universo.

Os degraus do trono são cobertos com toalhas de linho rendadas e bordadas à mão, ou com uma toalha de renda branca (de acordo com as posses das famílias), com o menino ao centro. Os degraus, progressivamente mais estreitos, são enfeitados com searinhas, laranjas, frutos secos e flores. As searinhas são colocadas junto ao menino Jesus para que as possa abençoar e as sementeiras sejam fartas e haja muito pão.

Leia também: Esta quinta no Alentejo está a ser vendida ao mesmo preço que um palacete na França

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 01:51 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Algarve Ensino

Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão

07:00 22 Setembro, 2026 06:39 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas das Lojas de Cidadão estarão em Gambelas a 23 de setembro para ajudar estudantes a tratar de vários serviços públicos

Cultura Nacional Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 06:54 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Auto Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Cultura Nacional Vídeo

Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]

03:33 22 Setembro, 2026 03:41 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, deixando uma obra com mais de meio século na música portuguesa.

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 01:51 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Algarve, Ensino

Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão

07:00 22 Setembro, 2026 06:39 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas das Lojas de Cidadão estarão em Gambelas a 23 de setembro para ajudar estudantes a tratar de vários serviços públicos

Cultura, Nacional, Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 06:54 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Auto, Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Cultura, Nacional, Vídeo

Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]

03:33 22 Setembro, 2026 03:41 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, deixando uma obra com mais de meio século na música portuguesa.

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Últimas Notícias

  • Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão
    Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão
  • Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos
    Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos
  • Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]
    Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]
  • Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]
    Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]
  • Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
    Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

Opinião

  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
  • Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento