A Universidade do Algarve vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa a António Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa (UL), na próxima quinta-feira, dia 7, pelas 16.30 horas, no Grande Auditório do Campus de Gambelas.
Além do discurso do novo doutor, a cerimónia conta ainda com as intervenções do reitor da UAlg, António Branco, e do também ex-reitor da UL, professor José Barata-Moura, que, na qualidade de padrinho, proferirá o discurso de elogio de António Sampaio da Nóvoa.
De salientar que a proposta de atribuição do grau de Doutor Honoris causa a António Sampaio da Nóvoa foi apresentada pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UAlg, num longo processo de consulta à Comunidade Académica (cerca de 200 membros, entre docentes, funcionários e estudantes), que se iniciou em Outubro de 2014 e que culminou no passado dia 18 de Março, com a sua aprovação em Senado Académico.
Para António Branco, “esta cerimónia presta a devida homenagem académica ao papel de grande relevo desempenhado por António Nóvoa em defesa da Ciência, da Cultura e da Educação, enquanto eixos essenciais da Democracia”. O reitor sublinha, igualmente, “a relação de grande coerência entre esta decisão do Senado e as linhas principais do Plano Estratégico da Universidade do Algarve, que destacam a Educação como missão nuclear da instituição”.
Quem é Sampaio da Nóvoa
António Sampaio da Nóvoa é professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Actualmente, é director da iniciativa Políticas Públicas da Universidade de Lisboa.
Foi Reitor da Universidade de Lisboa entre 2006 e 2013. É reitor Honorário desde 2014.
É Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e Doutor em História (Universidade de Paris IV – Sorbonne).
Recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública em 2005.
Foi presidente do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 2012.
Recebeu o Prémio Universidade de Coimbra em 2014.