O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, da Marinha Portuguesa, recebeu, na manhã deste sábado, o alerta de um tripulante do navio “Rafael Y Ana”, indicando que a bordo se encontrava um homem em paragem cardiorrespiratória e sem sinais vitais, estando a embarcação a navegar a cerca de 15 milhas, o equivalente a 28 quilómetros, a sul da barra de Olhão.
Segundo refere a Marinha em comunicado, “o MRCC contactou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que definiu a evacuação como urgente. De imediato o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento contactou a Força Aérea, no sentido de aprontar um meio aéreo, e o Capitão do Porto de Olhão, que empenhou uma embarcação da Estação Salva-vidas de Olhão, para efetuar o resgate”.
A bordo seguiu também a equipa médica do INEM, que após observação declarou o óbito do homem, de 45 anos, de nacionalidade espanhola.
A Marinha, através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante “uma resposta contínua em todos os espaços marítimos de jurisdição nacional a incidentes que possam ocorrer”.
Leia também: