Se não está muito familiarizado com o mundo dos automóveis, pode pensar que o chiar dos travões é algo comum na maioria dos veículos. Embora algumas circunstâncias, como a humidade e o clima, possam contribuir para o ruído, a maioria das razões pelas quais os travões fazem tanto barulho são questões que precisam de ser resolvidas para silenciar o som desagradável.
O chiar persistente dos travões pode indicar que as pastilhas de travão estão gastas ou que há detritos presos entre as pastilhas e os discos, como nos conta o Leak. A inspeção destes componentes é crucial, uma vez que ignorar o problema pode levar a danos mais graves, não apenas nos travões, mas também na segurança geral do veículo. Realizar verificações regulares de manutenção pode ajudar a evitar que esses problemas se agravem, garantindo que o seu automóvel permaneça seguro na estrada.
As Pastilhas dos Travões Estão Desgastadas
A cada utilização, o material das pastilhas de travão vai se desgastando, tal como uma borracha numa folha de papel. Os travões funcionam ao fixar as pastilhas de travão nos discos das rodas, e o material de fricção esfrega contra os discos numa tentativa de parar o carro. A fricção resultante deste processo faz com que o veículo pare.
Quando os engenheiros projetam pastilhas de travão para veículos, sabem que muitas pessoas não compreendem o desgaste destas peças. Além disso, sabem que a maioria dos condutores considerará inconveniente monitorizar o material de fricção das pastilhas de travão, removendo os pneus e inspecionando os travões. Por isso, instalam um indicador de desgaste metálico nas pastilhas de travão que emite um ruído estridente quando entra em contacto com os discos. Ouvir este guincho alto dos travões significa que as suas pastilhas de travão têm cerca de 15% ou menos de vida útil e que deve substituí-las o mais rapidamente possível. Existem outros sinais de que os travões precisam de ser substituídos, mas este é de longe o mais fiável em todos os modelos de automóveis.
Ao substituir as pastilhas de travão, tenha em mente que as pastilhas da frente se desgastam mais rapidamente do que as de trás. As pastilhas de travão da frente suportam a maior parte do peso do veículo durante a travagem. Por isso, pode não ser necessário substituir as quatro pastilhas de uma vez. Agora que sabe, talvez até o encoraje a aprender a substituir as suas próprias pastilhas de travão.
Está a Utilizar Pastilhas de Travão de Baixa Qualidade
O problema do ruído proveniente de pastilhas de travão de baixa qualidade tem duas faces. Por um lado, a utilização de pastilhas de travão baratas significa que estas podem não vir com novos clipes de retenção, o que pode causar ruído nos seus travões. Isto porque os clipes de retenção ajudam a reduzir a vibração. O segundo problema é que as pastilhas de travão baratas podem ser mal concebidas, com material de pastilha de travão irregular.
Quando o material das pastilhas de travão não é uniforme, estas entram em contacto com os discos de forma desigual e desgastam-nos de forma irregular (também conhecido como deformação). Por si só, os discos empenados causam ruído, mas o empeno pode criar espaços entre o disco e as pastilhas de travão, onde a sujidade e os detritos podem ficar presos, contribuindo para todo o ruído que se ouve quando se trava o carro.
Além disso, as pastilhas de travão de baixa qualidade frequentemente não possuem a engenharia e os materiais avançados encontrados em opções de qualidade superior. Isto pode levar a uma deterioração mais rápida e a um desempenho comprometido sob tensão. As temperaturas elevadas geradas durante a travagem podem fazer com que as pastilhas de travão de qualidade inferior se desgastem mais rapidamente, diminuindo a eficiência da travagem e aumentando as distâncias de paragem. Isto contribui para os problemas de ruído e desgaste irregular e representa um risco significativo para a segurança. As pastilhas de travão baratas irão certamente aumentar a frequência com que tem de substituir as pastilhas de travão. Isto significa que é mais provável que ouça rapidamente os indicadores de desgaste.
O Sistema de Travagem Está Mal Lubrificado
As pessoas frequentemente esquecem que, ao substituir as pastilhas de travão, as pinças de travão e suas imediações alojam peças móveis que devem estar bem lubrificadas para funcionarem corretamente. Não estamos a dizer que deve usar qualquer lubrificante que tenha à mão. Em vez disso, referimo-nos a lubrificantes específicos concebidos para travões, que devem ser aplicados de uma determinada forma. Lubrificar estes componentes ajudará a movê-los melhor e reduzirá o ruído de chiado que está a ouvir.
Geralmente, as partes dos travões que necessitam de lubrificação são as corrediças das pinças, os pinos, os casquilhos e a parte da pinça que entra em contacto com a pastilha de travão. Não aplique lubrificante no lado da pastilha de travão que contacta com o disco. No entanto, deve consultar o manual do seu automóvel para obter informações importantes, como o tipo de lubrificante mais adequado para os seus travões e como proceder.
Uma lubrificação deficiente pode fazer com que as pinças fiquem presas, forçando as pastilhas de travão a permanecer em contacto permanente com os discos. Isto não só desgastará mais rapidamente os travões, como também pode causar ruído mesmo quando não estiver a utilizar os travões. Mantenha todas as outras peças lubrificadas para reduzir as vibrações e a probabilidade de ouvir um ruído de ferrugem ao acionar os travões.
Há Humidade nos Travões
Se notar que os seus travões fazem barulho todas as manhãs quando sai da garagem, mas o som pára pouco depois, não se preocupe demasiado. Isso é completamente normal e ocorre devido à condensação. A humidade que se acumula quando deixa o seu carro estacionado no exterior pode provocar ferrugem e corrosão nos discos dos travões.
Quando o veículo está estacionado, especialmente ao ar livre, em condições de humidade ou de chuva, pode formar-se uma fina camada de ferrugem na superfície dos discos. Da próxima vez que os travões forem acionados, as pastilhas de travão raspam contra a ferrugem, provocando um ruído de guincho. Esta situação é mais comum de manhã devido à condensação que se forma durante a noite ou após a chuva. Embora a camada de ferrugem possa ser removida após algumas aplicações dos travões, enquanto existe, pode causar ruídos de chiado. A melhor forma de evitar esta situação é estacionar o carro numa garagem ou num local onde não esteja exposto aos elementos.
Leia também: Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para março