Desde o inicio do ano, o Cartão Jovem, que permite poupar dinheiro, passou a ser gratuito. Oferece benefícios e oportunidades para os jovens entre os 12 e os 29 anos (inclusive) conseguirem poupar, tanto a nível nacional como europeu. Proporciona descontos e facilidade na mobilidade juvenil, na participação cívica e acesso à cultura.
O cartão, que até 2023 tinha um custo anual de 10 euros, é agora gratuito. Apresenta novas vantagens nas áreas da mobilidade, formação, literacia financeira, cultura e lazer, desporto e entretenimento.
Dentro das vantagens nacionais, em destaque, encontram-se os descontos em:
- Pousadas de Juventude;
- Interrail Intra_rail;
- CP – Comboios de Portugal;
- Galp;
- Moche;
- MEO Kalorama;
- Museus;
- Jardim Zoológico de Lisboa;
- Filmin;
- Wook;
- o Doutor Finanças;
- FlixBus.
Adicionalmente, é ainda direcionada para o desporto, como parcerias com a Liga Portugal, a Federação de Andebol de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação Portuguesa de Hóquei, a Federação Portuguesa de Basquetebol e o Sporting Clube de Braga, o Sporting Clube de Portugal assim como o Futebol Clube do Porto.
A acrescentar, estão incluídas também reduções, isenções ou serviços exclusivos, prestados pro empresas privadas ou públicas, autarquias, associações, entre outros (consulta aqui).
Até agora, são cerca de 100 mil jovens detentores do Cartão Jovem em Portugal entre os mais de 7 milhões na Europa. Trinta e cinco são os países que dão acesso ao Cartão Jovem Europeu e os utilizadores têm acesso a mais de 40 mil vantagens.
Sendo a emissão do Cartão Jovem gratuita, podes pedir o teu aqui e começar já a poupar nas decisões do dia-a-dia.
Leia também: Colocar esta cruz no IRS pode dar-lhe mais dinheiro. Conheça as condições