O atum em lata faz parte da alimentação de muitos portugueses, não só por se tratar de uma opção económica, mas também por ajudar a tornar mais rápido o processo de confecionar uma refeição. Tanto pode juntar o atum à massa ou ao arroz, como pode incluí-lo num wrap, preparando uma refeição em menos de 20 minutos. No entanto, antes de comprar uma lata de atum deverá ter um cuidado em particular para não comprometer a sua segurança alimentar.
Durante muito tempo circulou a ideia generalizada de que o contacto do alimento com o alumínio da lata podia contaminá-lo e ser prejudicial para a saúde dos consumidores. À Versa, o Gestor Especialista em Embalagens Sumol Compal esclarece que esta ideia não passa de um mito.
Não existe perigo de contaminação do alimento, uma vez que as latas são revestidas com vernizes de alta qualidade, no caso da Sumol Compal “especificamente desenvolvidos e rigorosamente aprovados pelas normas da legislação europeia para o contacto com alimentos”, garante o especialista à mesma fonte. Apesar de o atum estar livre de perigo, no caso de estar enlatado, há um cuidado que deverá ter na hora de o comprar no supermercado.
“Em casos em que uma lata apresente danos visíveis, como amolgadelas ou golpes significativos, existe a possibilidade de o revestimento interno ter sido comprometido”, alerta Pedro Nisa. Quer isto dizer que, uma vez danificado o revestimento interno, “a sua capacidade de proteger o conteúdo poderá ficar diminuída, podendo levar à contaminação do alimento”, conclui o especialista.
Depois de comprado o atum em lata e uma vez na sua dispensa, tente armazená-lo em locais frescos e secos, a fim de manter a durabilidade e qualidade do produto.
Leia também: Descubra as 10 armadilhas do supermercado que deve evitar para proteger a carteira