As chapas de fibrocimento com amianto existentes nas coberturas dos blocos da Escola E.B. 2, 3 de São Vicente de Vila do Bispo foram alvo de remoção.
A obra, da responsabilidade do Ministério da Educação, orçou num custo total de 72 mil e 341 euros.
Os trabalhos executados consistiram no fornecimento e montagem de cobertura em painéis isotérmicos sandwich, com 30 mm de espessura de cor vermelho (barro) nos edifícios, fixados mecanicamente à estrutura de apoio existente, incluindo fixações, encaixes, rufos e demais juntas de remate necessárias à correta instalação dos elementos, demais materiais, acessórios e trabalhos necessários ao seu acabamento perfeito.
A intervenção surgiu na sequência de várias diligências efectuadas pelo presidente da autarquia local, Adelino Soares, e pelo actual director do Agrupamento de Escolas do concelho, Paulo Toste, principalmente através de reuniões realizadas com o delegado regional da educação, Alberto Almeida.
Para Adelino Soares “a remoção das chapas de fibrocimento com amianto significa o fim dos riscos para a saúde de toda a comunidade escolar deste estabelecimento de ensino, alunos, pais, docentes e não docente, provocados pela libertação de partículas de amianto. Esta intervenção permitiu ainda acabar com as infiltrações existentes naquela escola”.