O Teatro das Figuras assinalou ontem o seu décimo aniversário, com dois dias de comemoração, que tiverem como momento alto, a Gala Figuras, realizada na passada terça-feira.
Na Gala Figuras, apresentada pela actriz Filomena Cautela, o Teatro das Figuras distinguiu com os Prémios Figuras os dez artistas, companhias e produtoras que marcaram a actividade desta sala de espectáculos e que fizeram parte do seu percurso.
Foram distinguidas com o Prémio Figuras o Cineclube de Faro, o Folkfaro – Folclore Internacional Cidade de Faro, a Companhia de Dança do Algarve, a Orquestra Clássica do Sul, a Rede Movimentate – Trajectórias de Programação Cultural em Rede, a produtora UGURU, o artista brasileiro Tom Zé, o actor Diogo Infante, a Companhia Nacional de Bailado e o músico Rodrigo Leão.
Os prémios foram entregues pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, pelo director delegado do teatro, Joaquim Guerreiro, pelo executivo da Câmara de Faro e pelo seu presidente, Rogério Bacalhau, que no discurso de abertura da Gala Figuras enalteceu o trabalho realizado nestes dez anos de actividade e evocou a memória de António Rosa Mendes, personalidade incontornável da cultura algarvia e presidente da estrutura de missão de Faro, Capital Nacional da Cultura 2005, no âmbito da qual foi inaugurado o Teatro das Figuras.
Na Gala Figuras, o público, que encheu a sala para ouvir Michael Nyman, teve a oportunidade de apreciar ao vivo o trabalho sublime de um dos compositores mais inovadores da actualidade, considerado um dos ícones culturais mais fascinantes e influentes de nosso tempo. Michael Nyman interpretou algumas das peças mais marcantes da sua carreira, entre os quais é impossível não destacar os temas da banda sonora do filme “O Piano”.
As celebrações do aniversário estenderam-se até ontem, quarta-feira, e encerraram com um DJ set de Xinobi, que a partir das 22 horas transformou o foyer do Teatro das Figuras numa improvável pista de dança, na qual o público pôde desfrutar deste espaço de uma forma muito diversa da habitual e na qual ainda foi possível cantar os parabéns ao Teatro das Figuras e partilhar o seu bolo de aniversário.