Os tavirenses vão ter em breve ao seu dispor um espaço do cidadão, no Mercado da Ribeira, em pleno centro da cidade.
Numa lógica de proximidade, desburocratização e poupança de tempo, serão disponibilizados aos munícipes mais de 18 serviços públicos, nomeadamente: prestação de serviços do Portal do Cidadão; Direcção Geral de Protecção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas (ADSE); Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT); Caixa Geral de Aposentações (CGA); Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC); Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT); Segurança Social (ISS); Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Direcção-Geral do Consumidor (DGC).
Segundo refere a autarquia em nota de imprensa, “trata-se de mais uma medida deste executivo no sentido de reforçar a aposta na modernização dos serviços prestados ao cidadão”.
Esta intenção do Município de Tavira foi formalizada através da assinatura de um protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa, numa cerimónia que contou com a presença do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, onde foram celebrados, ainda, protocolos com os municípios de Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Portimão, Vila do Bispo e Monchique, local da cerimónia.
Uma das dimensões fundamentais do projecto dos espaços do cidadão é a da promoção da literacia digital da população, a qual é garantida através de um modo muito específico de atendimento – o atendimento digital assistido – com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir, digitalmente, com a Administração Pública.