Hoje assinala-se o Dia Mundial da Qualidade e a autarquia tavirense implementou, em todos os serviços de atendimento ao público, o Livro de Elogios, a resposta ao Livro de Reclamações, que vem potenciar “a implementação de um espírito grato e positivo que, nos dias de hoje, se encontra cada vez mais raro”.
A outros mecanismos de participação já existentes junta-se, agora, o Livro de Elogios, “um meio onde qualquer cidadão poderá expressar o seu reconhecimento e satisfação pelo que de melhor se faz nos serviços municipais”, explica a autarquia tavirense em comunicado de imprensa.
Para a mentora do projeto, Cristina Leal, “para quê dizer só mal se há tanto para dizer bem” é o mote para a mudança efetiva de mentalidades e para uma maior motivação de quem presta serviços e atende o público.
Decorrente da sua certificação pela Norma Portuguesa ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade, a Câmara Municipal tem implementado um Sistema de Gestão de Sugestões, Reclamações e Elogios, desde 2011, que procura fomentar uma maior proximidade e um reforço da confiança com os cidadãos.
Certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação, desde 2008, a autarquia efetuou a transição para a NP ISO 9001:2015 e alargou, no ano transato, o âmbito à “Gestão Autárquica”, ou seja, certificação integral de todos os serviços.