No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador decorre, na próxima sexta-feira, pelas 17 horas, a bênção da Capela da Senhora das Ondas, em Tavira, seguida da inauguração da obra de conservação e restauro da igreja, assim como da sessão solene de homenagem aos pescadores locais.
A empreitada da Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo (Igreja de Nossa Senhora das Ondas) resultou num investimento de 354 mil e 638 euros.
“Os trabalhos executados foram ao nível da cobertura e tectos, revestimento de paredes interiores e exteriores, guarnecimento de vãos, cantarias, património integrado e instalações eléctricas”, informa a autarquia tavirense no comunicado de imprensa enviado à nossa redacção.
A par desta intervenção, “houve necessidade de interceder no coro alto, arco da capela-mor e na estrutura que suportava o teto da nave da igreja, pelo montante de 72 mil e 996 euros”, refere.
A zona intervencionada apresentava “um elevado estado de degradação, pelo que foi necessário efectuar uma análise atenta das alterações e causas da deterioração. A obra visou uma solução de carácter curativo/ preventivo, assim como uma melhoria estética”, afirma.
“A concretização desta empreitada vem reforçar a aposta do Município na valorização do património religioso de modo a tornar a cidade mais aprazível para os seus habitantes e todos aqueles que nos visitam”, conclui a edilidade.
No seguimento das celebrações desta data, autarquia homenageia também quatro marítimos como forma de reconhecimento e valorização pela sua dedicação ao mar: Francisco do Carmo Marcelino, José Daniel de Sousa Cabrita (Tavira), João da Cruz Sebinho Romeira (Santa Luzia) e José João da Conceição Romão (Cabanas).