Um passeio dedicado à vinha e ao vinho vai ter lugar no próximo sábado, pelas 9.30 horas, em Vale Formoso, na Asseca, em Tavira, sob a orientação do agricultor Manuel Marcelino
O encontro, que integra o programa da II Feira da Dieta Mediterrânica (5 a 7 de Setembro), visa dar a conhecer os saberes relacionados com esta cultura, designadamente, no que se refere à variedade da uva (pau ferro, tamarez, alcaira); às parreiras que moldam os caminhos e cercados; às colheitas, à feitura do vinho; assim como aos diferentes fins a que as vinhas se destinam (uva de mesa e/ou para vinho, uva passada).
A vinha, juntamente com as culturas do pomar de sequeiro, é um elemento bastante presente em descrições das paisagens rurais de Tavira. A referência ao vinho também. A este propósito, regista Silva Lopes, no século XIX, na obra Corografia ou Memória Económica, Estatística e Topográfica do Reino do Algarve: “o seu terreno, grande parte na serra, produz muito vinho, que alli se manipula melhor que nas outras terras do Algarve, e aproveitão o bagaço para destillar, vendendo-se por isso de 300 a 400 réis, por carga”.
A inscrição na acção é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email [email protected] ou entregar na recepção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 9.30 às 12.30 e das 15 às 18.30 horas).
Os interessados em obter mais informações devem telefonar para o número 281 320 500 (ext. 2305).