As autoridades de saúde de Taiwan anunciaram hoje que subiu para 106 o número de mortos pelo maior surto de dengue na ilha, com um total de 23.821 casos confirmados desde 01 de Maio.
Dos 106 casos mortais, 90 foram sinalizados na cidade de Tainan, 14 na cidade portuária de Kaohsiung e outros dois no distrito de Pingtung, o mais meridional da ilha, precisou o Centro de Controlo de Doenças.
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus com quatro estirpes diferentes, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo.
A forma clássica da doença tem como sintomas febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores nas costas, podendo aparecer manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas ao longo de dez dias. Nestes casos há poucos casos de infectados com hemorragias que a existirem se manifestam discretas na boca, na urina ou no nariz.
Na forma mais violenta da doença, o dengue hemorrágico, os sintomas iniciais da doença são semelhantes, mas alguns pacientes começam a apresentar sangramentos e sinais de estado de choque, podendo levar à morte.
O vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, não sendo transmissível entre pessoas e o tratamento é sintomático destinando-se a evitar apenas o agravamento da doença e de complicações conexas, cabendo ao corpo do doente, como em regra nos vírus, o combate à doença.
Do universo de 23.821 infectados em Taiwan, 21.260 encontram-se em recuperação, ou seja 89,2%. Contudo, 47 permanecem nos cuidados intensivos.
Taiwan localiza-se numa zona endémica de dengue, mas este ano o número de infecções bateu todos os recordes, estimando-se que possa ascender a 30.000 até ao final do ano.
Em 2014, até aqui o ano com o maior número de ocorrências, registou 15.492 casos.
As mortes causadas pela dengue este ano superam, além disso, todas as registadas em anos precedentes por outros tipos de epidemias, incluindo as 73 pela MERS (Síndrome Respiratória Aguda Grave, SARS).
(com Agência Lusa)