A GyRad, empresa spin-off da Universidade do Algarve, proveniente de actividades de investigação científica em Física Médica, celebrou, na passada sexta-feira, dia 1 de Abril, dez anos de actividade.
Conforme explica a Universidade do Algarve, “a GyRad foi criada por Patrick Sousa, em 2006, a partir de uma candidatura ao primeiro concurso de ideias promovido pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, em 2004, com o intuito de mediar as radiações emitidas pelos mais diversos aparelhos usados no dia-a-dia, em particular, em empresas. O objectivo principal consiste na realização de radiografias de qualidade com a menor dose possível de radiação”.
Actualmente é uma empresa de referência, constituída por engenheiros físicos qualificados em protecção radiológica, com presença em todo o território nacional e com meios para responder às necessidades dos vários operadores de serviços de saúde que possuem instalações de radiodiagnóstico.
Desde a sua criação, a empresa tem vindo a crescer de forma consistente, contando actualmente com uma carteira de mais de mil clientes, incluindo clínicas de diagnóstico médico, clínicas de medicina dentária, clínicas veterinárias, entre outros.
A GyRad desenvolve também uma vertente de investigação com a participação de alunos da UAlg, da área da Radiologia.