Um sismo de magnitude 2.6 na escala de Richter foi esta terça-feira registado pelas 11:12 nas estações da Rede Sísmica do Continente, cujo epicentro se localizou próximo de Faro.
De acordo com a informação disponível do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, “até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido”.
Segundo o IPMA, “a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”, assim, agências diferentes “podem produzir resultados ligeiramente diferentes”.
Do mesmo modo, “as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil”.
Durante a manhã desta terça-feira realizou-se o exercício denominado “A Terra Treme”, organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, visando capacitar a população a saber como agir em caso de sismo.
Embora tenha sido realizado em todo o país, a ANEPC, em articulação com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), promoveu o evento principal na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.
A ANEPC pretende com esta iniciativa dar a conhecer à população o que “fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar”.
Leia também: Sismo de magnitude 3.4 em Monchique foi sentido no Algarve e Alentejo