As conversas à volta do universo dos livros, da leitura, do teatro e da literatura regressam a Vila Real de Santo António com um ambicioso programa que traz até à Biblioteca Municipal Vicente Campinas grandes nomes da cultura nacional e ibérica como Freitas do Amaral, Pilar del Rio, Sérgio Godinho ou Mário Zambujal.
Pelo quarto ano consecutivo, entre os próximos dias 16 e 24, o ciclo “Sinónimos de Leitura” reúne dezenas de autores, ilustradores, contadores de histórias e profissionais do palco num ambiente informal onde a troca de ideias e o debate são de participação totalmente livre.
Além de um vasto programa que inclui apresentações e lançamento de livros, sessões de conto e poesia e conversas com autores, a iniciativa reserva igualmente espaço para uma feira do livro, teatro e oficinas de música, dança e expressão plástica.
Cartaz para todos os públicos e faixas etárias
Com um cartaz para todos os públicos e faixas etárias, o evento tem como convidados os investigadores e académicos Filipe Vasconcelos Romão, que apresentará o livro “Nacionalismos espanhóis – tensão e conflitualidade” (16) ou Freitas do Amaral, que apresentará o livro “Uma introdução à Política” (17).
O cantautor Sérgio Godinho também se associou à programação e irá apresentar, na primeira pessoa, a sua obra “Vidadupla” (21), enquanto o escritor Mário Zambujal falará de “Serpentina”, o seu mais recente trabalho (23).
O universo de José Saramago volta a estar em destaque com uma palestra que contará com a presença de Pilar del Rio (presidente da Fundação José Saramago) e do académico Carlos Reis, que apresentará o último texto editado de Saramago intitulado “Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas” (17).
Simultaneamente, estará patente, durante todo o ciclo, a exposição “Mail Art”, de Diego Mesa, produzida a partir do livro “Levantado do Chão”, de José Saramago.
Para ampliar as perspectivas e os caminhos que tornam possível a leitura, será dado um importante destaque à ilustração no universo da literatura e promovido um encontro com a ilustradora Danuta Wojciechowska (23).
As celebrações de Abril também dão corpo ao programa: na manhã do dia 24 será exibido o documentário de Edgar Pêra “25 de Abril – uma aventura para a democracia”, enquanto a tarde será dedicada ao debate “O 25 de Abril nos media do século XXI”.
Paralelamente, os Sinónimos de Leitura dão espaço às artes de palco, com duas apresentações do grupo de teatro “A Gorda” (dia 22) e um espectáculo do grupo “Doismaisum”, também dedicado à revolução de Abril.
As sessões de conto – especialmente dedicadas ao púbico escolar – serão uma constante ao longo da semana, com diversas sessões que se farão ouvir pelos diferentes espaços da biblioteca.
O ciclo “Sinónimos de Leitura” é organizado pela Câmara de Vila Real de Santo António / Biblioteca Municipal Vicente Campinas. Todos os eventos têm entrada livre.