No contexto da criação do novo sindicato, têm sido realizados plenários e reuniões por todo o país, o próximo marcado para 24 de setembro, em Portimão, segundo um comunicado divulgado na terça-feira pelo SINTARQ.
Para 15 de outubro estão também marcadas reuniões com trabalhadores em Lisboa, Porto e Braga, adiantou o sindicato, que passará a ter a sua sede provisória na Casa Sindical de Campanhã, no Porto, onde funcionará o seu espaço de trabalho e atendimento presencial.
A 30 de abril realizou-se a assembleia para a constituição da comissão instaladora do SINTARQ, com a participação de uma centena de profissionais do setor, e foi organizado um desfile nas comemorações do 1.º de Maio.
Quanto à campanha de sindicalização que vai ser lançada, faz parte de um conjunto de processos necessários à formalização do SINTARQ, que se iniciaram com a publicação, no Boletim do Trabalho e Emprego, dos estatutos aprovados em assembleia.
Nesse âmbito, a estrutura conta prestar esclarecimentos, e desenvolver ações junto dos trabalhadores, sobre o acompanhamento jurídico e sindical de conflitos laborais, e promover a articulação com estruturas sindicais de todo o país.
A constituição do SINTARQ surgiu na sequência da criação do Movimentos dos Trabalhadores em Arquitetura, em 2019, quando um grupo de profissionais lançou uma reflexão, em forma de debates, em defesa da melhoria dos direitos e condições de trabalho da classe a nível nacional, alertando para o alto nível de precariedade no setor.
O movimento lançou depois um manifesto na Internet, e anunciou publicamente o plano de criação do primeiro sindicato de todos os trabalhadores em arquitetura a 01 de maio de 2021.