A autarquia de Silves vai realizar amanhã um seminário inserido Projecto Educativo Local que tem como objectivo assinalar o Dia Nacional da Água ao mesmo tempo que se enquadra no pilar “Ambiente” (água, recursos hídricos, resíduos e florestas) do projecto concelhio para a educação.
Intitulado “Dia Nacional da Água – Corredores ecológicos: pessoas e ecossistemas” o seminário terá lugar na Biblioteca Municipal de Silves, entre as 9 e as 18 horas e juntará responsáveis políticos e especialistas de diversos organismos, na discussão de formas de preservar os recursos naturais da região.
A iniciativa, dinamizada pelos Sectores de Educação e Ambiente da Câmara de Silves enquadra-se, refere a autarquia, nas “amplas preocupações” da edilidade “no sentido de se preservar os recursos naturais e de se estimular uma consciencialização dos munícipes para as questões da educação ambiental, em particular, de motivar e fornecer estratégias aos estabelecimentos de ensino, no sentido de participarem activamente neste esforço”.
A sessão contará com a presença de Rosa Palma, presidente da Câmara local, Valentina Coelho Calixto, directora do Departamento do Algarve do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e de Sebastião Braz Teixeira, director da Administração Regional Hidrográfica do Algarve.
Temáticas abordadas
O primeiro painel de temas terá como tema central os “Corredores Ecológicos – principais desafios na conectividade dos ecossistemas”.
Ainda durante a manhã falará Marta Duarte, das Águas do Algarve S.A., que abordará na sua comunicação os “Ecossistemas ribeirinhos, património ictiofaunístico e o ciclo urbano da água”. Pedro Teiga (Engenho e Rio) encerrará os trabalhos antes do almoço, analisando a “Reabilitação de rios urbanos para corredores ecológicos de ictiofauna”.
Os trabalhos recomeçam às 14.30 horas, centralizando-se o debate na “Gestão Participada dos Corredores Ecológicos.
Os últimos oradores deste Seminário analisam o “Projecto Rios – Une pessoas e rios” e o projecto “Voluntariado Ambiental para a Água em Silves”.
O seminário é aberto a todos os que desejarem participar, devendo as inscrições, que não têm custos nem data limite, ser enviadas para o Sector de Educação da autarquia.