O ano de 2022 marca os 600 anos sobre a morte de São Gonçalo, que nasceu por volta de 1360, na vila piscatória de Lagos, vindo a falecer em Torres Vedras, no ano de 1422.
São Gonçalo de Lagos é conhecido por alguns milagres realizados em Lagos. Venerado sobretudo por pescadores do Algarve que procuram proteção no mar, São Gonçalo realizou, ainda em pequeno, o “”milagre dos atuns””, que revelou desde cedo o seu coração caridoso, e o milagre da salvação do seu sobrinho perdido no mar, já depois da sua morte.
Os municípios de Lagos e de Torres Vedras unem-se em torno de um programa comemorativo comum, num evento integrado no VI Centenário da Morte de São Gonçalo de Lagos (15 de outubro de 1422), onde será possível, aproximar as duas comunidades que partilham o mesmo padroeiro, assim como dar a conhecer a vida e a obra do Beato Frei Gonçalo de Lagos entre 1360 e 1422.
O colóquio vai realizar-se este sábado, no auditório dos Paços do Concelho – Século XXI, em Lagos, entre as 09:00 e as 18:00, seguindo-se a missa em honra de São Gonçalo de Lagos, na Igreja de Santa Maria.
Para domingo está agendada uma visita guiada “Por caminhos de São Gonçalo em Lagos.
O programa completo pode ser consultado aqui.
A entrada é livre.