O presidente da Câmara de Olhão visitou na sexta feira, dia 3 de Junho, o Jardim Pescador Olhanense, onde desde 31 de Maio decorreu a edição de 2016 da Semana da Criança e do Ambiente, este ano subordinada ao tema “A Origem das Coisas.
No dia de encerramento da iniciativa, António Miguel Pina visitou os stands das diversas instituições presentes, entregou os prémios do concurso de cartazes alusivos ao tema da Semana da Criança e do Ambiente e aproveitou ainda para contactar com as muitas crianças que se encontravam no Jardim Pescador Olhanense neste último dia.
“É sempre um prazer visitar a Semana da Criança e do Ambiente e constatar ao vivo como esta iniciativa, de uma forma lúdica, mas pedagógica, sensibiliza os mais novos para a causa da protecção ambiental. As crianças aprendem enquanto se divertem, a melhor forma de aprender nestas idades. Uma palavra também à magnífica equipa que, ano após ano, faz com que a Semana da Criança e do Ambiente seja um sucesso”, referiu o autarca.
Durante quatro dias, o Jardim Pescador Olhanense transformou-se num parque infantil gigante para receber a visita das cerca de 3 mil crianças dos jardins de infância e 1º Ciclo do concelho.
Não faltaram os insufláveis, palhaços, malabaristas, teatro, e os mais pequenos tiveram, ainda, oportunidade de desfrutarem de passeios a bordo do caíque Bom Sucesso.
A Semana da Criança e do Ambiente de Olhão contou com a presença dos Centros de Ciência Viva de Tavira e de Faro, da Agência Portuguesa do Ambiente, do RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, do Parque Natural da Ria Formosa, da ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, do Centro de Saúde de Olhão, de uma equipa de prevenção rodoviária da Polícia de Segurança Pública de Olhão, assim como dos Bombeiros e Proteção Civil municipais.
A Divisão de Educação e Desporto da autarquia idealizou um circuito de psicomotricidade, a Biblioteca Municipal levou até à Semana da Criança e do Ambiente a “Hora do Conto”, o Museu Municipal promoveu iniciativas relacionadas com arqueologia e a arquitectura cubista e a Casa da Juventude foi responsável por um espaço dedicado às pinturas faciais.
No que diz respeito ao concurso lançado junto das escolas, onde era pedida a elaboração de um cartaz alusivo ao tema do certame, “A Origem das Coisas”, o primeiro prémio foi conquistado pela turma A do 4º ano da Escola E.B. Nº 5.
O segundo lugar foi conquistado pelo Centro de Educação e Desenvolvimento Infantil “Porta Mágica”, da ACASO, e o terceiro pela turma B do 3º ano da Escola E.B. 1 Nº 6.
Houve ainda lugar para a atribuição do Prémio Criativo, que este ano foi conquistado pelo infantário “Os Meninos da Vila”, da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho.
Todos os premiados foram contemplados com vales, destinados à compra de material escolar para os estabelecimentos de ensino.
(Com Ricardo Claro)