A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, esteve em Loulé para fazer um ponto de situação das intervenções realizadas e as que estão previstas entre a Autarquia e a Guarda Nacional Republicana/Ministério da Administração Interna.
A responsável governamental visitou todos os postos do concelho e os locais onde irão nascer os novos equipamentos.
Em Loulé, já estão concluídas desde Fevereiro as obras de arranjo e requalificação das cavalariças e secção administrativa do Destacamento Territorial. Na vila de Salir, Isabel Oneto visitou as antigas instalações dos Bombeiros, um espaço que nunca entrou em funcionamento e que se encontra há largos anos sem qualquer utilização.
Será nestas instalações que vai nascer o Posto da GNR de Salir, obra que irá arrancar na próxima terça-feira, dia 7. O investimento da Câmara de Loulé para esta empreitada ronda os 150 mil euros e o prazo de execução deste novo espaço que irá acolher esta força de segurança é de 180 dias.
Já na zona litoral, a Secretária de Estado em Quarteira onde visitou as instalações da GNR de Vilamoura e o futuro espaço do Subdestacamento Territorial que ficará alojado no antigo Quartel de Bombeiros, localizado junto ao Calçadão.
O edifício será alvo de trabalhos de reconversão e ampliação. O projecto de arquitectura e de especialidades está concluído, prevendo-se que o concurso para a obra aconteça na segunda quinzena de Julho. O investimento municipal neste equipamento ascende a 750 mil euros.
A visita terminou no Posto da GNR na vila de Almancil. Neste caso o investimento de 1,5 milhões de euros é da responsabilidade do Ministério da Administração Interna mas foi a autarquia que cedeu o terreno onde será construída esta infraestrutura. O projecto está finalizado estando agora em fase de preparação a abertura de concurso público para a execução da empreitada.
Para o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, estas intervenções serão decisivas para o fortalecimento da segurança de pessoas e bens num Concelho fortemente marcado pela economia do turismo.