Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, esteve hoje em Loulé para hastear a Bandeira de Praia Acessível em Vilamoura, zona balnear que recebeu recentemente o Prémio de “Praia+Acessível” do país.
Esta responsável governamental veio até ao Algarve para estar presente nesta cerimónia simbólica mas que valoriza “as praias acessíveis para todos”. Praias como a de Vilamoura que integram todas as condições que garantem o fácil acesso pedonal, estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas que transportem pessoas com mobilidade reduzida, acesso de nível ao areal/zona balnear através de rampas, com a menor inclinação possível, passadeiras até à zona de toldos e de outros equipamentos e o mais próximo possível da água e que possuam instalações sanitárias adaptadas.
Para além de Vilamoura, o executivo municipal de Loulé percorreu durante o dia de hoje as dez praias do concelho para hastear os galardões de qualidade ambiental e de acessibilidade que mostram a excelência destas zonas, escolhidas como destino de férias por milhares de pessoas.
No âmbito de uma candidatura da autarquia ao projecto “Praia Saudável, a Fundação Vodafone atribuiu uma cadeira anfíbia (tiralô) à Praia de Vale do Lobo, que vem substituir a que aqui existia. Também Vilamoura recebeu mais uma destas cadeiras como um dos prémios de “Praia+Acessível”. Actualmente existe ainda este equipamento que permite deslocar até à água pessoas com mobilidade reduzida nas praias de Quarteira, Loulé Velho, Ancão e Garrão Nascente.
Recorde-se que todo o litoral do concelho de Loulé recebeu este ano o galardão da Bandeira Azul. A Bandeira de Ouro foi hasteada em nove das praias louletanas, enquanto que são sete as zonas balneares com a distinção de Praia Acessível.