Escolher alimentos que promovam uma saúde equilibrada vai além de contar calorias ou avaliar o teor de gordura. De acordo com a gastroenterologista María Abreu, da Universidade de Miami, alguns ingredientes presentes em produtos alimentares processados, como iogurte, podem ter efeitos nocivos no sistema digestivo. Em particular, os emulsificantes, que são frequentemente encontrados em iogurtes gregos, molhos para salada e até doces, têm vindo a ser relacionados com problemas graves na flora intestinal.
Abreu sublinha que “alguns alimentos comuns, como iogurtes gregos, molhos para salada e doces, podem afetar negativamente o microbioma intestinal, o que pode aumentar o risco de cancro de cólon”, explicando que a causa principal reside nos emulsificantes, substâncias amplamente usadas para estabilizar a textura de produtos alimentares. Embora a sua função seja melhorar a aparência e durabilidade dos alimentos, o seu impacto na saúde intestinal tem gerado preocupação.
Os emulsificantes são aditivos como lecitina de soja, sucralose, goma xantana, carragenina, maltodextrina e polissorbato, encontrados em alimentos processados como iogurtes desnatados, manteigas de amendoim, picles, carnes veganas e até alternativas ao leite. “Estes aditivos podem desestabilizar o equilíbrio microbiano do intestino”, refere Abreu, destacando que o seu consumo prolongado pode interferir negativamente na flora intestinal.
Pesquisas recentes apontam que o consumo de aditivos como carragenina, goma xantana e maltodextrina pode provocar inflamação no sistema digestivo, desequilíbrio na flora intestinal e até o desenvolvimento de úlceras e tumores cancerígenos no cólon. A especialista ainda alerta que esses compostos podem reduzir as bactérias benéficas no intestino e promover o crescimento de bactérias nocivas, algo que “desempenha um papel fundamental no aparecimento e progressão do cancro”.
Assim, a recomendação é clara: “Devemos ler atentamente os rótulos e evitar esses componentes”, aconselha Abreu ao site Forever Young. Este pequeno cuidado pode fazer uma grande diferença na preservação da saúde intestinal e na prevenção de doenças graves a longo prazo.
Ao escolher o seu próximo iogurte ou qualquer outro alimento processado, vale a pena dar uma segunda olhadela ao rótulo. Afinal, o bem-estar digestivo começa com a atenção aos detalhes.
Leia também: Este produto do Lidl pode aumentar a segurança do nosso carro e custa apenas 7,99€