Em São Brás de Alportel as comemorações do 50º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974 tiveram início em janeiro e vão decorrer até ao final de 2025, contando com programa “sobrelotado” de iniciativas em abril, muito especialmente de 24 a 26 de abril.
Na inspiradora noite de 24 de abril que trouxe abril na madrugada, o serão é de poesia, na Biblioteca Municipal, com a participação de Sónia Pereira e Carlos Boita.
No aguardado dia 25, as comemorações têm início pelas 10:00, nos Paços do Concelho, com a cerimónia de hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e a colaboração do Corpo de Bombeiros Voluntários. Honrando o direito de associação, uma das conquistas de abril, seguir-se-á um desfile de associações do concelho de São Brás de Alportel.
Às 10:30, no Largo de São Sebastião, o Grupo Carolas e muitos amigos que se associaram, apresenta a representação artística “25 de abril de 1974”, fruto de uma iniciativa que irrompeu espontaneamente da comunidade.
No Largo e troço sul da Av. da Liberdade, que deve o seu nome à Revolução dos Cravos, respira-se memória, com um cenário representativo onde tomam presença os automóveis da época… decorado por elementos artísticos de onde ressalta o cravo gigante que ultrapassa os 6 metros de altura!
Pelas 11:00, após uma breve visita à exposição “25 de abril: o virar da página… 50 anos de Democracia” que está patente na Galeria Municipal até 30 de abril e que estará em itinerância por diversos espaços do concelho a partir de maio, todos são convidados a participar na Sessão Solene Comemorativa “Tributo à Memória, Sementes de Futuro”, no São Brás Cineteatro Jaime Pinto.
Este será o momento em que o Município de São Brás de Alportel irá distinguir e homenagear um conjunto de são-brasenses que semearam a Democracia, lutaram pela Liberdade e deram o seu contributo para a concretização da Revolução dos Cravos e da implementação do Poder Local Democrático, que foi outra das mais relevantes conquistas de abril.
Os elementos das Primeiras Comissões Administrativas, bem como todos os são-brasenses que desde 74 presidiram à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal serão dignos deste tributo.
As Sementes e futuro são lançadas pela voz dos meninos e meninas da Turma de 3.º ano do Prof Jorge Gonçalves na Escola EB1 Ji de São Brás de Alportel e do CARTES – Conservatório de Artes do concelho, dirigido por António Jorge Pinto que brindará os presentes com uma emotiva viagem musical pela Liberdade.
Porque o Abril é Hoje e precisa ser para sempre, o dia terminará com um concerto protagonizado por um jovem, o muito conceituado e talentoso artista português Buba Espinho, que partilhará o palco com o Coro Infantojuvenil da Liberdade, um momento único, a partir das 21:30, no Largo de São Sebastião, com entrada gratuita.
O programa do dia integra ainda, pelas 10:00, mais uma edição do tradicional Jogo de Solteiros e Casados que o Grupo Desportivo e Cultural de Machados realiza desde há décadas neste dia e outra iniciativa desportiva, pelas 11:00, no Campo de Sousa Uva, onde a União Desportiva e Recreativa Sambrasense promove o 1º Walking-Football, encontro de jogadores com mais de 50 anos, nascidos antes de abril de 1974.
Programa da comemoração da Revolução dos Cravos comemou a ser preparado há um ano
O programa das comemorações são-brasenses do 50º aniversário da Revolução do 25 de abril de 1974 começaram a ser preparadas há um ano, com a constituição da Comissão das Comemorações, apresentada a 25 de abril de 2023 e constituída formalmente a 1 de junho de 2023, que escolheu para momento de lançamento das iniciativas a apresentação da exposição artística de homenagem a João Azevedo, um eterno defensor da democracia, autor de capas do Zeca Afonso, no Centro Museológico do Alportel.
“Passados 50 anos da Revolução dos Cravos, Portugal volta a encontrar-se num momento de escolher o seu futuro. E porque os ideais do 25 de abril de 1974 se concretizam em todas as áreas da nossa vida, a Comissão das Comemorações e o Município de São Brás de Alportel decidiu construir este programa com um desafio a toda a camada associativa do concelho que prontamente apresentaram propostas que nos parecem muito enriquecedoras”, explicou a representante do município, na Comissão, Vereadora da Cultura e Património, Marlene Guerreiro.
Entretanto, já este mês, os mais novos foram desafiados pela Biblioteca Municipal a participar na Sessão de Contos “Tapete Voador” especialmente dedicada à Liberdade e à Democracia e alunos do primeiro ciclo assistiram à peça de teatro “A que cheira a Liberdade” que o VATe – Vamos Apanhar o Teatro d’A Companhia de Teatro do Algarve trouxe a São Brás de Alportel.
A iniciativa “Conversas com História” trouxe no dia 16 de março uma interessante Tertúlia sobre o Golpe Falhado das Caldas, com a participação de Artur Guerreiro e passou pela Biblioteca Municipal sexta-feira, 19 de abril, tendo recebido Ramiro Santos, numa apresentação da obra “50 anos de Abril no Algarve”.
O Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas também se associou a esta iniciativa, tendo lançado o desafio aos alunos para a criação do logotipo das Comemorações, tendo sido o trabalho de Tiago Narciso o escolhido para marcar esta efeméride.
A 24 de abril, o Agrupamento de Escolas levará a cabo uma instalação artística de cravos no Jardim Carrera Viegas e encontra-se a preparar a criação de um mural artístico.
“Palavras de Poesia” é o nome do recital de poesia que Sónia Pereira e Carlos Boita apresentam na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro a 24 de abril, pelas 21:30.
“E depois de abril… Memórias com Sabor a Liberdade” é o tema da “Tertúlia Aqui entre Nós” que regressa à Galeria Municipal no dia 26, pelas 21:30, com a honrosa participação do Capitão de Abril, Almirante Martins Guerreiro, um ilustre são-brasense que muito orgulha a sua terra.
No dia seguinte, os mais novos são convidados a dar asas à imaginação e a contruir “Cravos de Abril” no ateliê criativo “A Crescer e a Aprender” que a Biblioteca Municipal vai dinamizar a partir das 16:00.
O programa deste mês termina com uma noite de Fado no Museu do Traje marcada para as 21:00, do dia 28 de abril.
Destaque ainda para as exposições patentes no concelho. O Museu do Traje apresenta até 28 de junho a exposição “Liberdade Sempre!” enquanto no Espaço Comunidade, antiga sede da Junta de Freguesia, até junho, os alunos da Universidade Sénior apresentam um conjunto de pinturas que criaram tendo como inspiração a Revolução dos Cravos, contando ainda com algumas fotografias do período da Guerra Colonial, disponibilizadas pelo Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes.
Até ao final deste mês, é possível descobrir o 25 de abril de 1974 através da literatura. Este foi o mote que de origem à exposição que a Biblioteca Municipal tem patente até 29 de maio.
Na Galeria Municipal, está patente a exposição comemorativa “25 de abril: o virar da página… 50 anos de Democracia”.
Maio dará continuidade ao programa com um conjunto de iniciativas, entre as quais uma sessão especial da Assembleia Jovem onde os jovens de 2024 se encontrarão com jovens de 1974, num debate de ideias único. Marcarão o mês muitos outros momentos como a interessante Conversa com História, no dia 24, pela Dr.ª Maria João Raminhos Duarte; uma tertúlia sobre a importância do movimento sindical e a produção artística “Liberdade”, 100% talento são-brasense, que se apresentará ao publico a 25 de maio.
O programa das comemorações estender-se-á até finais de 2025.
Leia também: Vem aí uma depressão fria vinda da Gronelândia que fará regressar o inverno