São cinco números e duas estrelas. É assim que funciona o jogo do Euromilhões desde que foi criado, há 20 anos atrás. Em tempos, o sorteio era apenas à sexta-feira, agora vai-se a jogo à terça e à sexta. O Euromilhões é um dos jogos mais populares da Santa Casa da Misericórdia e até 2023, os portugueses apostaram 15,9 mil milhões de euros e ganharam em prémios cerca de metade desse valor.
A estreia de Portugal a vencer um primeiro prémio do Euromilhões foi em 2004. Paulo Pereira, pasteleiro, arrecadou um total de 28 milhões e 878 mil euros depois de ter apostado no quiosque Fandino, em Moreira de Cónegos, distrito de Braga. No entanto, não é Braga o distrito português que totaliza mais primeiros prémios do Euromilhões. Nesse caso, quem soma mais primeiros prémios é o Porto, com 18 já atribuídos.
Lisboa soma 15 primeiros prémios e Faro encerra o pódio nacional com um total de oito. Apesar de o distrito de Castelo Branco somar apenas dois primeiros prémios, foi lá que se registou o maior prémio de sempre atribuído em Portugal, fixado em 190 milhões de euros. A aposta na chave vencedora foi feita na Tabacaria Sobedis, no Centro Comercial Alegro, em Castelo Branco. O Estado ganhou 38 milhões de euros só com este prémio.
Em 2023, apenas no espaço de três meses, entraram na lista dos excêntricos mais três portugueses. A informação é avançada pelo Jornal de Notícias, que acrescenta que, em outubro, o primeiro prémio saiu na Bomba da BP de Ermesinde, em Valongo, seguindo-se um novo primeiro prémio no mês seguinte, no distrito de Lisboa. Por fim, no dia anterior à véspera de Natal, mais um português acertou na chave vencedora do sorteio, em Leça da Palmeira.
Leia também: Carnaval: É feriado ou não? Saiba o que diz a lei