Um estudo realizado pela DECO PROTeste concluiu que as lojas físicas Mercadona são as que mais agradam aos inquiridos portugueses, seguidas pelas El Corte Inglés/Supercor e pelas My Auchan. No âmbito das compras online, o site do El Corte Inglés recebeu a maior taxa de satisfação.
A avaliação dos preços é o critério mais influente na opinião dos portugueses sobre uma cadeia de supermercados. No entanto, outros fatores também têm peso, como a satisfação com os produtos adquiridos e o conforto da loja em termos de espaço, limpeza e luminosidade.
Diversas razões levam os inquiridos a escolher um supermercado em detrimento de outro, sendo que 38% mencionam a conveniência, por estar próximo de casa ou do emprego, como a principal razão. Apenas 15% destacaram a qualidade geral dos produtos e a prática de preços competitivos. A cadeia Mercadona é a única cadeia em que a qualidade dos produtos é o fator mais determinante na escolha. O inquérito também revelou os produtos mais frequentemente adquiridos.
Como foi feito o estudo?
Em junho de 2023, um questionário online foi enviado a uma amostra de subscritores de revistas, resultando em 4412 respostas válidas. Cada inquirido pôde partilhar a sua experiência com até duas cadeias de supermercados.
Na análise da satisfação com as lojas físicas, foram consideradas as respostas obtidas em 2022 para reunir dados de mais estabelecimentos e garantir maior estabilidade nos resultados. No total, foram obtidas 20 139 experiências válidas para 20 supermercados.
No caso das lojas online, a avaliação da satisfação baseia-se apenas nas respostas de quem efetuou compras nos sites e recebeu os produtos em casa através de um serviço operado pelo supermercado. Obtiveram-se resultados para quatro plataformas.
Leia também: Descubra o botão no carro que muitos ignoram que permite poupar 10% de combustível