Numa altura em que a poupança é cada vez mais importante, certamente já olhou para a sua conta de eletricidade e pensou como poderá poupar. O Ekonomista ajuda-nos a compreender quais os aparelhos domésticos que contribuem para o aumento do consumo de energia.
Nesta lista encontram-se aparelhos domésticos como computador, consolas de jogos e micro-ondas, mas quais os outros aparelhos e como é que estes afetam o consumo de eletricidade?
Em primeiro lugar na lista encontramos o computador que consome energia, mesmo que não esteja totalmente ligado, uma vez que em repouso consume 21W por hora, por outro lado se estiver a ser utilizado, o seu consumo sobe para 80W por hora( equivalente a quatro lâmpadas fluorescentes acesas durante todo o dia).
Ao longo da lista encontramos outros aparelhos como:
- Consolas de jogos (em funcionamento consomem até 23W por hora, e ao contrário do que se pensa o simples facto de estarem ligadas à tomada consomem 1W por hora);
- Aparelhagens de música (mesmo não estando no modo on, consume até 15W por hora que representa um gasto 20% superior a estar no modo on com volume reduzido);
- Notebook (ligado à tomada apresenta um consumo de 15W por hora);
- Telefone sem fios (apesar de não ser prático desconectá-lo da tomada, após ter esta informação poderá começar a pensar em fazê-lo, uma vez que tal como a maioria dos aparelhos que temos estado a apresentar também consumo 3W por hora, estando simplesmente conectado à tomada), de forma semelhante a estes aparelhos a televisão e o jarro elétrico encontram-se na lista apresentando respetivamente um consumo de até 3W por hora estando em modo Standby e de 1W por hora estando ligado à corrente.
Se por um lado temos aparelhos domésticos que parecem apresentar um consumo reduzido e que isoladamente, não apresente grande diferença no consumo de energia, temos igualmente aparelhos que mesmo não esteja em utilização apresenta um elevado consumo de energia.
Um aparelho essencial como o micro-ondas com o simples pormenor de ter a porta aberta ou o timer ligado, aumenta o seu consumo para mais de 3W por hora; Os carregadores conectados a aparelhos consumem entre 1 a 5W por hora, por outro lado se estiver apenas ligado à corrente apresenta um consumo de 0.26W por hora, e as boxes de TV consumem entre 6.5W a 14W por hora, estando este valor dependente de se está ou não em funcionamento.
Apesar dos valores, elevados de consumo dos aparelhos apresentados, não se comparam com o consumo apresentado por aparelhos como frigoríficos, ar condicionado e máquinas de lavar roupa.
Os frigoríficos são sem dúvida, os aparelhos domésticos que consomem mais energia, sendo que o seu consumo de energia representa entre 25% a 30% da conta de luz, em segundo lugar de que mais consume energia encontramos o ar condicionado que representa até 15% do valor da conta de luz e em terceiro lugar, as máquinas de lavar roupa que representa 3% da conta de luz e ainda entra na conta de água, pelo consumo de água.
Após visualizar esta lista, a principal lição a retirar é que deve desligar das tomadas todos os aparelhos que não estão a ser utilizados, uma vez que mesmo em modo Standby apresentam um elevado consumo de energia.
Leia também: Quer evitar radares? Inquérito revela a aplicação de navegação mais popular para o fazer