Ao ligar o automóvel, muitos já sabem que não é recomendável acionar imediatamente o ar condicionado, mas poucos estão conscientes dos cuidados a ter antes de desligar o carro. Tal como sugere o jornal El Motor, citado pelo Notícias ao Minuto, desligar o ar condicionado alguns minutos antes de desligar o veículo é uma prática que ajuda a evitar problemas de funcionamento e preserva a durabilidade de componentes fundamentais, como a bateria.
Desligar o ar condicionado momentos antes de desligar o motor evita um esforço desnecessário da bateria. O compressor do ar condicionado, ao ser acionado, exige um consumo elevado de energia, e, se estiver em funcionamento até ao último momento, o impacto sobre a bateria é significativo. Esta prática pode, ao longo do tempo, resultar num desgaste prematuro da bateria e reduzir a sua vida útil. Desligando o ar condicionado com alguma antecedência, permite que a bateria estabilize o seu consumo de energia, evitando assim um esforço adicional desnecessário.
Além disso, o uso contínuo do ar condicionado provoca a formação de condensação dentro dos dutos de ventilação, devido à humidade gerada pelo sistema de refrigeração. Quando o ar condicionado é desligado antecipadamente, dá-se tempo para que o sistema de ventilação possa secar e dissipar essa humidade residual, reduzindo a possibilidade de acumulação de água nos dutos. Este simples gesto contribui não só para o bom funcionamento do sistema de ar condicionado, mas também para evitar odores desagradáveis e possíveis proliferações de fungos e bactérias, que podem desenvolver-se com a presença constante de humidade.
Assim, ao desligar o ar condicionado alguns minutos antes de desligar o motor, estará a dar um cuidado extra ao seu carro e a contribuir para a preservação dos seus componentes. Este simples hábito pode ajudar a evitar potenciais problemas no futuro.
Com esta prática preventiva, reduzirá a probabilidade de avarias inesperadas e prolongará a vida útil do sistema de ar condicionado, garantindo um ambiente mais saudável e agradável no interior do veículo
Leia também: Descubra as 10 armadilhas do supermercado que deve evitar para proteger a carteira