Fábio Loureiro, conhecido como Fábio “Cigano”, é um dos cinco fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus. Segundo a TVI, é natural do Algarve, foi considerado um dos criminosos mais procurados da região e um dos maiores traficantes de droga do sul do país.
O homem fugiu da prisão este sábado de manhã, vestindo calças de fato de treino e uma t-shirt preta, a poucos dias de completar dez anos desde a sua detenção. Para além dele, fugiram ainda outros quatro homens.
Fábio estava preso desde 2014
Aos 24 anos, em 2014, quando foi finalmente capturado, já se encontrava em fuga para evitar o julgamento em prisão preventiva. As autoridades sabiam que ele se movimentava entre o Algarve e Espanha, sem um paradeiro fixo.
Fábio “Cigano” foi detido num monte na zona de Alcoutim, após um cerco montado pela Polícia Judiciária e pelo Grupo de Intervenção em Operações Especiais da GNR. Na altura, tinha consigo 54 kg de haxixe, duas pistolas, munições e duas viaturas de alta cilindrada. Uma informação da Polícia de Segurança Pública (PSP) também levou à descoberta de uma casa-refúgio nos arredores de Faro, onde escondia um quilo de haxixe, caçadeiras, carabinas e uma pistola.
Meses antes da sua captura, foi encontrado um carro despistado na Via do Infante com armas a bordo, sendo o condutor supostamente Fábio, que na altura não tinha habilitação legal para conduzir.
Após a detenção, iniciou o cumprimento de pena no estabelecimento prisional de Pinheiro da Cruz, mas foi transferido para Alcoentre no final do ano passado.
Fábio não foi o único a fugir do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre. Outros quatro homens perigosos também estão em fuga. Neste contexto, a PSP emitiu este domingo um alerta nas redes sociais, na sequência da fuga dos cinco reclusos deste estabelecimento prisional, no distrito de Lisboa.
O que deve fazer se avistar algum dos fugitivos?
De acordo com a autoridade, caso aviste um dos cinco fugitivos, “não deve estabelecer qualquer contacto. Deve ligar de imediato para o 112 ou contactar a força de segurança territorialmente competente”, lê-se no alerta.
No entanto, “o contacto via 112 é o preferencial, sendo que, a partir daquele centro operacional, a ocorrência será transmitida imediatamente à força territorialmente competente”.
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) indicou que segundo uma avaliação preliminar, com base nas imagens de videovigilância, os cinco homens terão fugido por volta das 10:00, “com ajuda externa através do lançamento de uma escada, que lhes permitiu escalar o muro e aceder ao exterior”, refere a DGRSP.
Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro (Fábio “Cigano”); um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani; da Argentina, Rodolf José Lohrmann; e do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e 61 anos. Os homens estão condenados a penas que variam entre sete e 25 anos, os crimes cometidos incluem tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.
Leia também: Esta vila algarvia foi eleita pelos espanhóis um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês