Ainda o verão não chegou e os termómetros já registam temperaturas muito próximas dos 30 graus. Para quem não possui ar condicionado em casa, suportar o calor pode ser uma tarefa árdua. Se tiver uma ventoinha, há um truque que pode fazer toda a diferença para manter o ambiente mais fresco. Nalguns passos relativamente simples, é possível transformar a sua ventoinha num autêntico ar condicionado.
Nesta altura do ano, na qual o calor aparece em força e assim se mantém até para além do verão, a ventoinha frequentemente limita-se a fazer circular o ar, encontrando dificuldades em reduzir efetivamente a temperatura das divisões. No entanto, existe uma forma de tornar este aparelho mais eficiente na refrigeração e torná-lo praticamente num ar condicionado. Para tal, são necessárias apenas algumas modificações simples, escreve o IOL.
Para tal, além da ventoinha, precisará de duas garrafas de plástico, dois pedaços de tubo de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. A boa notícia é que não serão necessárias ferramentas.
Inicie cortando a parte superior das garrafas de plástico, obtendo algo semelhante a pequenos funis. Pegue na caixa térmica de esferovite e faça em cada lado dois orifícios com diâmetro igual ao dos tubos, de forma a que estes possam ser encaixados. Na outra extremidade dos tubos, coloque os funis feitos com as garrafas e prenda com fita-cola.
Fixe a parte contrária e mais larga dos funis à ventoinha – um à frente e outro atrás – utilizando abraçadeiras. Com os tubos encaixados nos orifícios da caixa térmica e ligados aos funis presos à ventoinha, o seu ar condicionado improvisado estará pronto. Antes de ligar a ventoinha, basta colocar gelo na caixa e verá que a refrigeração será muito mais rápida.
Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita
Se restarem dúvidas, pode seguir o passo a passo no vídeo abaixo.