Com o mês de fevereiro, chega a altura perfeita para abraçar a estabilidade e retomar as rotinas diárias. É também o momento ideal para aprender a organizar o frigorífico de forma eficiente, garantindo assim a frescura dos alimentos e combatendo o desperdício alimentar. A start-up Phenix, dedicada à redução do desperdício alimentar, partilha algumas sugestões valiosas para ajudar nesta missão.
Aqui estão cinco dicas para o ajudar a maximizar o espaço e manter os alimentos frescos por mais tempo, sugeridas pela Forever Young.
1. Organize por Zonas Uma das regras de ouro da Phenix para uma alimentação responsável é a organização eficiente do frigorífico. Organize os alimentos por categorias e zonas de temperatura para uma melhor conservação e para evitar desperdícios.
2. Escolha o Lugar Certo O frigorífico é dividido em diferentes zonas com temperaturas variadas. Coloque os produtos crus, como carne, peixe e laticínios, na zona mais fria, enquanto os alimentos cozinhados devem ficar na zona fresca. As prateleiras na porta são ideais para manteiga, condimentos e bebidas.
3. Evite Sobrecarregar o Frigorífico Para garantir uma boa circulação do ar frio, evite sobrecarregar o frigorífico. Mantenha uma boa separação entre os alimentos e posicione-os corretamente para uma melhor conservação.
4. Otimize o Armazenamento Organize os alimentos de forma a poupar tempo e energia, mantendo a porta do frigorífico aberta o mínimo possível. Isso ajudará a evitar o aquecimento dos alimentos e o consumo excessivo de energia.
5. Ajuste a Temperatura Certifique-se de que a temperatura do frigorífico está corretamente ajustada, em torno de +4ºC para o frigorífico e -18ºC para o congelador. No verão, pode ser necessário diminuir a temperatura para uma melhor conservação dos alimentos.
Bónus: Refresque os Alimentos Quentes Antes de colocar alimentos quentes ou sobras no frigorífico, deixe-os arrefecer. Isso evitará o crescimento rápido de microrganismos e reduzirá o consumo de energia do eletrodoméstico.
Ao seguir estas dicas simples, não só estará a garantir uma melhor organização do seu frigorífico, mas também estará a contribuir para a redução do desperdício alimentar e para uma alimentação mais responsável.
Leia também: Nesta praia portuguesa os javalis também vão a banhos