Com a chegada do verão, as idas à praia tornam-se mais frequentes, e a proteção solar torna-se essencial para evitar queimaduras graves. No entanto, por descuido ou falta de cuidado, as queimaduras solares, vulgarmente conhecidas como ‘escaldões’, podem acontecer, dificultando o sono durante a noite. Felizmente, existem formas de aliviar a dor e conseguir descansar melhor, segundo o Notícias ao Minuto.
“Se apanhou sol durante o dia, a sua queimadura solar pode piorar naquela noite, pois geralmente leva entre quatro a seis horas até que os sintomas apareçam”, revela Hana Patel, especialista do sono da Time4Spleep, ao ‘website’ Tom’s Guide.
A hora de dormir pode ser mais penosa, uma vez que “a dor das queimaduras solares também pode ser aumentada pela pressão ao deitar”. Para conseguir dormir da melhor forma e com algum alívio, pode tomar um banho frio, usar uma toalha húmida ou tomar um paracetamol, se as dores forem intensas.
Além disso, deve evitar roupas justas para não causar fricção. Hidratar o corpo é também fundamental, seja com um creme ou com água ao longo do dia. Se as queimaduras forem nas pernas, Hana Patel aconselha a colocar uma almofada para elevá-las.
Se os escaldões estiverem localizados nas costas, é recomendável colocar duas ou três almofadas sob a cabeça para aliviar a pressão. Por fim, se as queimaduras forem nos braços ou ombros, é aconselhável dormir de costas. “Usar almofadas ajuda a sustentar os braços e alivia a pressão”, revela a especialista.
Leia também: Estas piscinas naturais ficam no Algarve e o acesso é gratuito