A Região de Turismo do Algarve (RTA) tem em curso até ao final do ano um programa de ações de sensibilização e de capacitação com o objetivo de promover a sustentabilidade do património natural e cultural do destino, envolvendo mais de 230 empresas e profissionais do setor turístico regional e sem encargos para os participantes.
“O tiro de partida foi dado no início de novembro com a organização de uma ação de capacitação para qualificar as unidades de alojamento algarvias que operam no segmento de caminhada e/ou bicicleta”, explica a RTA em comunicado.
A ação consiste em “consultorias personalizadas, realizadas em cada alojamento por uma equipa independente e especializada na implementação e adaptação de projetos bike & walk friendly”.
A elevada procura por esta primeira ação de capacitação, motivada pelo setor do alojamento turístico – da hotelaria ao alojamento local e turismo no espaço rural –, esgotou as inscrições previstas e originou uma lista de espera, revelando o crescente interesse das unidades de alojamento no turismo de natureza.
A ação de capacitação “Bike & Walk Friendly” para unidades de alojamento realiza-se no âmbito da candidatura “SustenTUR Algarve – preservação do património natural e cultural da região do Algarve” ao “Programa VALORIZAR – Linha de Apoio à Sustentabilidade”, do Turismo de Portugal.
No âmbito da mesma candidatura “SustenTUR Algarve”, a RTA convidou os profissionais de empresas de animação turística a participar na ação de sensibilização e capacitação “O nosso Património Cultural”, que conta com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos municípios de Faro, Tavira e Silves.
A iniciativa promove “a sustentabilidade do turismo através da valorização e preservação dos bens culturais da região, incentiva a uma correta comunicação e a uma melhor experiência turística e cultural do património edificado e estimula a adoção de boas práticas de visitação através da realização de visitas orientadas nos municípios que integram o programa”, indica a RTA.
Por sua vez, “as ações de capacitação ‘O nosso Património Natural’, dirigidas aos operadores marítimo-turísticos da área do Parque Natural da Ria Formosa e do barlavento algarvio, cuidam de promover a proteção do ambiente e a conservação e valorização do património natural da região e também resultam da candidatura ‘SustenTUR Algarve’”, acrescenta.
O programa integra um ciclo de ações de capacitação “Rota Eurovelo 1 e Percursos Cicláveis no Algarve” destinadas aos profissionais de informação turística da Região de Turismo e dos municípios do Algarve, fruto de uma dupla candidatura “Atlantic On Bike”, projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG Espaço Atlântico, e “SustenTUR Algarve”, respetivamente.
A rota ciclavel transnacional “EuroVelo 1 – Rota da Costa Atlântica” combina, ao longo de mais de 9100 quilómetros, os majestosos fiordes da Noruega, a costa selvagem da Irlanda e as praias banhadas pelo sol de Portugal, cruzando o Algarve de Vila Real de Santo António a Odeceixe, num percurso com perto de 300 quilómetros de extensão.
Tavira, Faro, Albufeira e Lagos recebem sessões de capacitação sobre a rota EuroVelo 1, enquanto São Brás de Alportel, Silves e Monchique acolhem sessões dedicadas aos percursos cicláveis no Algarve. As sessões são conduzidas por técnicos especializados em cycling e além de formação em sala incluem uma saída de campo para a realização de um troço ciclável com cerca de cinco quilómetros de extensão.