Sete regiões do país apresentam hoje risco “Muito Elevado” de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Faro, Portalegre, Évora, Beja e Bragança, no continente, e Funchal e Porto Santo, no arquipélago da Madeira, estão hoje expostas ao risco ‘Muito Elevado’, segundo o IPMA.
Sete outras regiões podem vir a atingir o nível “Elevado” de exposição à radiação ultravioleta: Vila Real, Braga, Aveiro, Viseu e Castelo Branco, no continente, e na ilha das Flores e ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores.
Para as regiões com risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Elevado’), 8 a 10 (‘Muito Elevado’) e superior a 11 (‘Extremo’).
Para as regiões norte e centro, o IPMA prevê para hoje céu nublado e períodos de chuva fraca, em especial junto ao mar, até ao final da manhã e pequena subida da temperatura mínima.
No sul do país, o céu vai apresentar-se com poucas nuvens durante a manhã mas com períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da tarde.
No arquipélago da Madeira, o IPMA prevê céu muito nublado e vento fraco a moderado (10 a 25 quilómetros) de nordeste.
Nos Açores, o céu vai estar nublado com possibilidade de chuva no grupo ocidental e oriental e possibilidade de formação de neblinas no grupo central.
No continente prevê-se que a temperatura atinja os 35 graus Celsius em Faro; 32 em Beja; 33 em Évora; 28 em Lisboa, 30 em Santarém, Castelo Branco e Portalegre; 29 em Bragança; 25 em Coimbra; 23 em Viana do Castelo e 22 no Porto.
(Agência Lusa)