“Passados 45 anos a Ria Formosa continua a encantar pela sua beleza e singularidade. Criada como Reserva Natural em 1978, passados apenas 9 anos, logo se percebeu a sua força motriz enquanto potenciadora da economia local tendo por isso sido reclassificada como parque natural em 1987”, afirma Castelão Rodrigues, diretor Regional do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas), em comunicado.
Do ponto de vista ambiental, “a Ria Formosa tem excecional importância, agrupando uma vasta gama de habitats, tais como sapais, dunas e cordões litorais, pradarias marinhas, bancos de vasa e praias arenosas. Esta variedade de habitats, conjugada com uma disponibilidade relativamente elevada de nutrientes, permite a presença de uma grande diversidade e abundância de espécies. Desta forma constitui uma área fundamental para a ecologia de toda a costa algarvia, uma vez que se trata de um local preferencial de reprodução e desenvolvimento de numerosos peixes, crustáceos e moluscos”.
Do ponto de vista socioeconómico, “tem enorme importância para as populações locais, pois constitui o suporte de atividades económicas tais como a pesca (local e costeira), aquacultura, salicultura, turismo, lazer, entre outras”.
Passados 45 anos sobre a criação da área protegida, as atividades humanas presentes neste território são inúmeras e sempre em renovação.
“Não podemos esquecer que são os valores naturais da Ria Formosa que potenciam todas estas atividades pelo que cabe a todos nós a sua preservação”, destaca Castelão Rodrigues
“Neste aniversário, mais uma vez, convidamos a população a juntar-se a nós para conhecer melhor o património natural da Ria Formosa, projetos de conservação da natureza, e usufruir de algumas atividades de turismo e lazer”, conclui.